domingo, 7 de março de 2010

37 comentários:

  1. Escola de aplicação profª Vsnde de Souza Ferreira
    Aluna:Milena Aleixo da Costa nº 33
    Profº:Carlos Henrique
    Série:6ª Turma:D
    As invasões barbaras
    As invasões barbaras aconteceu aparti do século III foi ai que o império Romano começou a se enfraquecer, pois eles não tinham mais condições para envestir na quarda do império.
    as invasões barbaras trouxeram uma formação de varios reinos:(Germanicos, hunos, tartaros móngois).
    os germanicos dividiram-se em varias tribos:(visigoso, ortogrados, vandalos, suevos e outros). A formação do feudalismo
    O feudalismo começou a se forma aparti da crise do império Romano no século XIV. Essa organização foi ocrrida na sociedade romana no século III que foi combinadas com a cultura dos povos germanicos ea administração carolindia na Europa central.
    O modelo do feudalismo foi dividida em partes da frança e da Alemanha e tambem na Itália na Espanha e na Inglaterra

    ResponderExcluir
  2. As invasões barbaras aconteceu aparti do século III foi ai que o império Romano começou a se enfraquecer, pois eles não tinham mais condições para envestir na quarda do império.
    as invasões barbaras trouxeram uma formação de varios reinos:(Germanicos, hunos, tartaros móngois).
    os germanicos dividiram-se em varias tribos:(visigoso, ortogrados, vandalos, suevos e outros). A formação do feudalismo
    O feudalismo começou a se forma aparti da crise do império Romano no século XIV. Essa organização foi ocrrida na sociedade romana no século III que foi combinadas com a cultura dos povos germanicos ea administração carolindia na Europa central.
    O modelo do feudalismo foi dividida em partes da frança e da Alemanha e tambem na Itália na Espanha e na europa.
    anna luiza
    escola de aplicaçao

    ResponderExcluir
  3. A decadencia do imperio romano do ocidente foi acelerada pela invasão dos povos bárbaros que era a denominação que os romanos davam aqueles que viviam fora das suas fronteiras do império e não falavam latim.Entre os grupos bárbaros os germanos foram os mais importantes.Eles viviam de uma agricultura da caça e da pesca.Eles não sabiam reaproveitar a terra do solo esgotado pelas plantações.Quase todo trabalho era excultado pelas mulheres.
    a organização politica dos germanos eram bastante simples eram governados por uma assembleia de guerreiros formados por homens de tribos e suas funções se resistrigiam a imterpretação do seus costumes,em épocas de guerra as tribos eram governadas por uma instituição denominadas comi-tatus.
    Durante grande parte da Idade Média, a Igreja constituiu a única força realmente organizada dentro da Europa. Tendo plena consciência de sua importância, ela exerceu uma extraordinária influência ao longo do período. Era a Igreja, por exemplo, que teorizava sobre as relações sociais do feudalismo, calcadas em uma rígida hierarquia, atribuindo-as à determinação divina. Segundo essa interpretação, Deus dividiu a sociedade feudal em três categorias: os que lutam (a nobreza senhorial), o que rezam (o clero) e os que trabalham (servos e vilões).

    A partir do século IX, o clero foi expressamente proibido de praticar a usura; para os leigos, a proibição veio no século XI. Usura, especificamente, era o comércio do dinheiro, ou seja, a cobrança de juros. Mas a Igreja também condenava o lucro como pecaminoso, defendendo a prática do justo preço (o comerciante deveria cobrar por uma mercadoria apenas o custo da mesma, acrescido do necessário para sua própria manutenção).
    Escola de Aplicação
    Aluna:Marilia Melo Feitosa
    Serie:6ª E

    ResponderExcluir
  4. As invasões bárbaras:
    No século III,a extensão do Império Romano era grande e era muito gasto para o Estado pagar soldados e funcionários para manter as fronteiras do Império sempre protegidas contra invasões.O Estado parou de page-los,e eles por sua vez deicharam de proteger as fronteiras.Então os povos bárbaros(como eram nomeados aqueles que não falavam o latim e não morava em Roma)invadiram o Imperio Romano.Dentre reinos bárbaros destacavam-se os :Germanos,Esvalos e Tártaro-mongóis.
    A formação do sistema feudal:
    O feudalismo formou-se durante a crise romana,ele era formado pelos valores romanos,católicos e germânicos.O sistema dominou do século X até o século XIII.Durante o feudalismo o rei não tinha mais o poder supremo,a sociedade er dividida em 3 partes a nobreza,o clero e servo,a igreja era a maior próprietaria de terras e o comercio era uma atividade de pouco interesse,pois a principal atividade era a agricultura.
    Escola De Aplicação Professora Vande DE Souza Ferreira
    Aluna:Priscilla R. Lima nº34
    Professor:Carlos Henrique
    Série:6ªD

    ResponderExcluir
  5. Escola de Aplicação Profª Vande de Souza Ferreira
    Aluno: Émerson Jessé da Silva Barros
    Série: 6º ‘D’
    Profª: Carlos Henrique

    O Sistema Feudal

    A origem do feudalismo foi desencadeada a partir da crise romana. O feudalismo foi uma formação social que era feita de valores romanos, católicos e germânicos. Este sistema dominou a vida dos reinos europeus do século X ao século XIII.Durante o período de feudalismo o rei não mais exercia seu poder soberano. Embora a figura do rei ainda existisse, ele não tinha poder efetivo sobre todo o reino. A política foi dividida entre os senhores feudais, que eram proprietários de grandes extensões de terra, os feudos. Ele era a autoridade absoluta sendo administrador, juiz e chefe militar. A descentralização política gerou a também a descentralização monetária, ou seja, não havia mais apenas uma moeda para todo o reino. Acabou também com o exército nacional, havendo agora pequenos exércitos que serviam aos senhores feudais. Nobreza - eram os grandes proprietários de terras que também se dedicavam ao serviço militar. Haviam os senhores feudais: o único proprietário do feudo. Ele exercia a justiça sobre todos os que viviam sob sua proteção e interferia na vida pessoal das famílias servis. Clero - o clero era constituído por membros da igreja Católica e era formada pelo alto clero e baixo clero. Alto clero dirigia a Igreja, administrava suas propriedades agrárias e tinha grande influência política e ideológica. O clero era muito rico,a partir do momento em que passou a receber doações dos católicos. Os servos - eles eram a maioria da população camponesa. Eram os trabalhadores que sustentavam a estrutura feudal e não homens livres. Eles produziam alimentos, roupas e outros. Eram presos ao senhor feudal. Além destes três estamentos, haviam alguns escravos , os vilões,que era homens livres que trabalhavam para os senhores feudais, mas não eram presos à terra. Haviam também os ministeriais que administravam os feudos em nome do proprietário.Havia também uma população formada por pequenos mercadores e artesãos.

    ResponderExcluir
  6. Romario Rib said...
    Os barbaros eram povos que viviam fora das fronteiras do imperio romano,e não falava latim.Esses povos tentaram varias vezes invadir o imperio romano ,que estava em crise ,pois para se proteger dos barbaros o estado gastava muito dinheiro com o exercito e os funcinarios adiministrativos.Sem conquistar territorios o imperio perdeu muitas riquezas,os preços aumentaram.Sem novas invasões começaram a faltar escravos o que acabou deixando-ods mais caros.
    Isso deu um certo desequilibrio na economia da peninsula italica,que era principal região escravista do imperio.
    A defesa foi ficando cada vez mais dificil,ate que veio o golpe final,os herulos conseguiram invadir o imperio,derrubando o imperador Romulo Augustulo,assim iniciou-se a idade media.
    Com a queda do imperio romano,estabeleceu-se outro sistema o feudalismo.
    Os francos eram povos que viviam na galia.eles formaram um grande imperio que estabilizou a europa central por um periodo e expandiu o cristianismo entre os barbaros.
    Clovis foi o primeiro rei franco daquela que ficou conhecida como a dinastia merivingia.A dinastia recebeu esse nome por causa de meroveu.
    Clovis estabeleceu a capital do seu reino parisiorum hoje paris, converteu-se ao catolicismo

    ResponderExcluir
  7. Anngla Vannessa
    Escola de Aplicação profª Vande de Souza Ferreira
    Aluna:Anngela Vannessa Rodrigues Dourado Jeanmonod
    Prof°:Carlos Henrique
    Serie:6ª Turma:"D"

    O Sistema Feudal

    A origem do feudalismo foi desencadeada a partir da crise romana. O feudalismo foi uma formação social que era feita de valores romanos, católicos e germânicos. Este sistema dominou a vida dos reinos europeus do século X ao século XIII.
    O feudalismo teve em suas origens vários aspectos:
    Houve um grande retorno ao campo; a ruralização da sociedade européia aconteceu no início do feudalismo, pois o comércio foi abandonado como principal atividade econômica.
    Pequenas propriedades de terras desapareceram; essas pequenas propriedades se arruinaram economicamente e foram incorporadas às grandes propriedades. Os grandes proprietários de terra foram ampliando seus poderes locais.
    O sistema feudal dominou durante um longo período de tempo, em toda a Europa Ocidental. Por se estender a uma área tão grande não foi idêntico em todos os lugares. Mas há características comuns como: o rei teve seu poder enfraquecido, uso do trabalho servil no campo, a vida rural foi fortalecida.
    O feudalimo tem inicio com as invasões germanicas (bárbaras),no século V,sobr o Imperio Romano do Ocidente (Europa).As caracteristicas gerais do feudalismo são:poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais),economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.

    ResponderExcluir
  8. Escola de Aplicação Profª Vande de Souza Ferreira
    Aluno:David Willames sousa gomes
    Serie: 6º’D’
    Professor: Carlos Henrique

    A Formação do Sistema Feudal

    O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média. Segundo o teórico escocês do iluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e em certas zonas do mundo pode ser sucedido pelo capitalismo. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei dava-as para eles. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e em troca recebiam o direito a um pedaço de terra para morar e também estavam protegidos dos bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando iam cuidar das terras do Senhor Feudal. O feudalismo tem início com as invasões germânicas (bárbaras), no século, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado, economia baseada na agricultura de subsistência, e trabalho servil (servos). Economia amonetária e sem comércio, onde predomina a troca. Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C. (de 401 a 500), como conseqüência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das más políticas econômicas dos imperadores, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e baixo desenvolvimento urbes logo após o fim do Império Romano. A partir do século V d.C., entra-se na chamada Idade Média, mas o sistema feudal (Feudalismo) somente passa a vigorar em alguns países da Europa Ocidental a partir do século IX d.C., aproximadamente.

    ResponderExcluir
  9. Escola de Aplicação Profª Vande de Souza Ferreira
    Aluna: Marcella Morais de Siqueira
    Profº Carlos Henrique
    6ª série "D"

    Os Reinos Bárbaros

    A Formação dos Reinos Bárbaros

    Entendi que o império romano se localizava no Ocidente Bárbaro era o nome dado para aqueles que não eram do Roma e quem não falava o latim da cidade.
    E existiam uns grupos Bárbaros que eram chamados Germanos, Eslavos e outros.


    Sistema Feudal

    Sobre o Feudalismo que continuaram na Idade média relações de vassalagem e suserano, que os suseranos eram aquelas pessoas que davam um lote (uma propriedade) de terra aos vassalos, sendo que teria que ter fidelidade para tomar de conta do lote da terra.
    E o rei suserano era o mais poderoso das regiões mais próximas.
    Que todos os poderes quem comandava era os senhores feudais.
    Quando li o assunto entendi muitas coisas e uma delas era que a sociedade do clero se formava de pessoas membros de Igrejas Católicas e eles tinham um grande poder porque era responsável pela proteção espiritual da sociedade.
    A terceira sociedade era formada pelos servos e pequenos artesões.

    ResponderExcluir
  10. ESCOLA DE APLICAÇÃO.
    SERIE 6º D.
    ALUNO: LUCAS BARROS.


    A parti do século x inovação das técnicas agrícola e no emprego da energia possibilitaram o aumento da produção de alimento e o crescimento populacional, transformando o feudalismo europeu.
    Entre as inovações do período podemos citar arado de ferro (charrua) que substitui o de madeiro o arado de ferro e a maio resistente pensando que onde a madeira foi possível arar mais fundo resolvendo mais a terra tornado-a fofa e a propiciada ao plantio.com isso o solo mais difíceis pensaram a ser trabalhado e aumentando a quantidade de terra disponível para cultivo.
    Uso do cavalo para puxar o arado um novo sistema de tração possibilitou uso o cavalo maltratando o menos sendo o cavalo mais ágio do que o boi foi possível cultiva Áreas maiores aumentando muita produtividade do campo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Escola de Aplicação Profª Vande de Souza Ferreira
    Aluna: Yandra Vitória Gonçalves do Nascimento
    Série: 6ª Turma: "C"
    Professor: Carlos Henrique

    Crise do Império Romano

    Foi o século III que o Império Romano conheceu um longo processo de desestruturação.
    Um dos principais fatores da crise do império foi a grande extensão das suas fronteiras.
    O Estado precisou gastar muito dinheiro para pagar funcionários e o exercito.

    Invasões dos bárbaros

    Os bárbaros conseguiram derrubar o império no ano de 476.
    Com o fim do Império Romano acabou o poder centralizado e hierarquizado que existia.No lugar disso surgiram vários Estados germânicos que eram governados por reis e seus auxiliares militares.

    A Formação do Feudalismo

    O feudalismo se formou depois da crise do Império Romano e entrou em completa formação no século XIV.
    Ocorreu várias transformações na sociedade romana por causa da forma da organização.
    O feudalismo tem algumas caracteristicas principais.São elas:

    • Enfraquecimento do poder central
    • Laços de dependência pessoal
    • A economia girava em torno da agricultura e a produção destinava-se á subsistência.
    • Consolidação da Igreja Católica

    ResponderExcluir
  13. Escola de Aplicação Profª Vande de Souza Ferreira
    Professor:Carlos Henrique
    Série:6ª Turma:"C"
    Aluno:Amaro Antonio

    A Crise do Imperio Romano

    Foi o século III que o Império Romano conheceu uma longa Crise.
    Um dos principais Componentes da crise do império foi o grande territorio das suas fronteiras.
    O Imperio precisou gastar muito dinheiro para mante-las a salvo do Barbaros.
    Foi esse mesmo quadro que emterrompeu a economia da principal região do Imperio,que é a Peninsula Italica.

    O Feudalismo

    O Feudalismo pode se achar como uma forma de organização da sociedade e da Politica.
    O feudalismo se formou depois da crise do Império Romano e ficou prximo ao fim no seculo XIV.

    As inovações Bárbaras

    Os Bárbaros conseguiram acabar com Império Romano no ano de 476.
    Com o fim do Império Romano finalisou-se o poder centralizado que existia.No seu lugar surgiu vários Estados Germânicos que eram chefiados por reis e seus ajudantes do Impreio.

    ResponderExcluir
  14. A crise do império Romano
    A muitos anos os povos romanos estavam acostumados a invadir varias terras, mas como eles começaram a perceber que essas terras estavam dando muitos gastos como o pagamento dos soldados que tomavam conta das fronteira ,e também com a manutenção das pontes, e o pagamento dos trabalhadores das lavouras, eles pararam de invadir mas,do mesmo jeito continuaram perdendo dinheiro,pois tinham que comprar escravos ,quando eles pararam de invadir pararam de ter um grande número de escravos ,e naquela época quem vendia mais escravos para outras cidades ou impérios eram eles e como eles ,não tinham dinheiro pra comprar escravos suas terras foram parando de dar frutos e assim por falta de manutenção ou de trabalhadores,essa situação afetou a economia da península itálica a região que mais vendia e comprava escravos no império,assim os romanos foram perdendo mais dinheiro ainda, pois também não tinham mantimentos para viver e nem para vender, como não tinham como pagar os soldados começaram a sofrer invasões bárbaras com essas invasões os povos que moravam na cidade preferiram ir morar no campo pois achavam mais calmo, assim os germânicos tomaram conta das terras romanas.
    Foi assim que aconteceu a queda o império romano, com uma atitude que eles tomaram prejudicou todas as pessoas que ali moravam

    ResponderExcluir
  15. Escola de Aplicação Profª Vande de Souza Ferreira
    Professor:Carlos Henrique
    Série:6ª Turma:"C"
    Aluno:Amaro Antonio

    A Crise do Imperio Romano

    Foi no século III que o Império Romano conheceu uma longa Crise.
    Um dos principais componentes da crise do império foi o grande territorio das suas fronteiras.
    O Imperio precisou gastar muito dinheiro para mante-las a salvo dos Barbaros.
    Foi esse mesmo quadro que emterrompeu a economia da principal região do Imperio,que é a Peninsula Italica.

    O Feudalismo

    O Feudalismo pode se achar como uma forma de organização da sociedade e da Politica.
    O feudalismo se formou depois da crise do Império Romano e ficou prximo ao fim no seculo XIV.

    As inovações Bárbaras

    Os Bárbaros conseguiram acabar com Império Romano no ano de 476.
    Com o fim do Império Romano finalisou-se o poder centralizado que existia.No seu lugar surgiu vários Estados Germânicos que eram chefiados por reis e seus ajudantes do Impreio.

    ResponderExcluir
  16. Escola de Aplicação Vande Sousa Ferreira
    Aluno:Espedito Hercules
    Série:6ª C

    A crise do Império Romano

    A crise do Império Romano,formou-se a partir do século 3 quando o Império estava ficando sem condições para pagar seus soldados e assim aos Bárbaros conceguiram invadir quase todo o Império, sem condições de pagar seus soldados não ocorriam as invasões do Império Romano sobre outros Impérios e assim ficariam com poucos escravos para trabalhar na agricultura.

    As invasões Bárbaras

    No ano de 476 os Bárbaros invadiram o Império Romano com a ajuda de outros germânicos que eram hérulos .Com a conquista dos Bárbaros vários estados apareceram e o principal deles era os francos.

    O feudalismo

    O feudalismo era uma forma de organisação baseada na fidelidade dos homens O feudalismo só pode se formar com a crise do Império Romano e ele foi formado no século 14 .O feudalismo teve que se defender dos VIKINGS e isso só foi possível por caus da ajuda dos árabes e dos Húngáros. as principais caracteristicas do feudalismo se formaram entre o século 9 e o século 11.

    ResponderExcluir
  17. Escola de aplicação Vande de souza Ferreira
    Lucas de souza Silva
    Série: 6ª C


    O império romano foi destruído no século III por suas fronteiras serem muito grandes foi difícil mantel as protegidas das invasões bárbaras era preciso muito dinheiro para pagar soldados e também funcionários.
    Com a redução de escravos eles ficaram mais caros diminuindo a produção atingindo a economia do estado. O império romano caiu quando os Hérulos mataram Rômulo Augusto no ano de 476.
    No lugar do império romano surgiram reinos germânicos, as leis dos bárbaros não eram escritas e se chamaram de leis consultuendinarias. As leis eram assim se um acusado vencesse a disputa física era incentado por ser protegido pelos deuses.

    Com a queda do império romano começou a se formar algo chamado feudalismo que é uma forma de se organizar, social e político por meio de confiança e dependência. O feudalismo começou a se formar na França, Alemanha, Espanha e Inglaterra. Para que os nobres não traíssem os reis, eles faziam alianças pessoais, condes, duques, marqueses etc...
    Quando um senhor doava uma terra para alguém da nobreza essa pessoa que recebia era chamado de vassalo e o que doava era o suserano e a terra se chamava feudo o vassalo não podia vender o feudo pois não era proprietário do feudo ele apenas podia desfrutar da colheita retirada do feudo.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Escola de Aplicação Profª Vande de Souza Ferreira
    Aluna: Geórgia Virginnya de Holanda Oliveira Série/Turma: 6ªD
    As invasões Bárbaras

    Bárbaros era a denominação que os Romanos davam aqueles que viviam fora das fronteiras e não falavam latim.
    O Império Romano dominava todos os países da Europa. Havia muito gastos com soldados e também os escravos estavam fugindo e sem escravos a mão de obra parou por isso o Império Romano entrou numa crise financeira e então os bárbaros se aproveitaram disso e invadiram.
    Os romanos saíram e foram morar na zona rural assim acontecendo a ruralização que é a fuga dos Romanos para a zona rural.

    Formação do Sistema Feudal

    Surgiram alguns territórios que foram fortificados e os donos desses territórios eram os senhores feudais formando assim o Sistema Feudal.
    O feudalismo foi uma formação social que era feita de valores romanos, católicos e germânicos.

    ResponderExcluir
  20. Escola: de aplicação profª. Vander de Souza Ferreira
    Aluna: Ana Caroline Mendonça de Souza silva (nº03)
    Seri: 6ª turma: C



    -RECUPERAÇÃO –


    Fim do Império Romano e a envazão barbara

    Por volta do século III, o império romano passava por uma enorme crise econômica epolítica. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para oinvestimento no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu onúmero de escravos, provocando uma queda na produção agrícola. Na mesma proporção, caia o pagamento de tributos originados das províncias. Em crise e com oexército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas. Muitossoldados, sem receber salário, deixavam suas obrigações militares. Os povosGermânicos, tratados como bárbaros pelos romanos, estavam forçando a penetraçãopelas fronteiras do norte do império. No ano de 395, o imperadorTeodósio resolvedividir o império em : Império Romano do Ocidente, com capital em Roma eImpérioRomano do Oriente (Império Bizantino), com capital em Constantinopla. Em 476, chega ao fim o Império Romano do Ocidente, após a invasão de diversos povos bárbaros, entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos, hunos etc. Era o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade média.

    ResponderExcluir
  21. Escola de Aplicação Profª Vande de Souza Ferreira
    Aluna: Izabely do Nascimento Caetano
    Série: 6ª Turma: C


    A Crise do Império Romano

    O império romano conhece um longo processo de desestruturação, isso começou a partir do século III, um dos principais fatores era a grande extensão de suas fronteiras, pelo fato dela ser muito grande era muito difícil para combater os bárbaros que estava sempre atacando, isso exigia do Estado muito dinheiro para pagar o exercito, os funcionários administrativos e também muros de proteções, fortes, alimentos, etc (infra-estrutura).
    A diminuição dos escravos fez com que o preço deles aumentasse isso ocorreu pela dificuldade de guardar as fronteiras e fez também com que a produção diminuísse e os produtos ficassem mais caros.

    A formação do feudalismo

    Com a crise do império romano o feudalismo foi se formando e entrou em declínio no século XIV. O modelo do feudalismo verificou-se em partes da França e da Alemanha.

    As Invasões dos Bárbaros

    O golpe final veio com a invasão dos hérulos, que derrubaram o imperador Rômulo no ano de 476. Uma importante consequência dessa crise foi o esvaziamento das cidades.

    Comtribuiram para esse esvaziamento o fatores:

    -A DIMINUIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA LIMITOU A POSSIBILIDADE DE OBTER TRABALHO NAS CIDADES.
    - BARBAROS E ASSALTANTES PASSARAM A SAQUEAR AS CIDADES, TORNANDO-AS INSEGURAS.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Escola de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira
    Nome: Bárbara Willyane Lopes de Souza
    Série: 6ª Turma: “C”
    Professor: Carlos Henrique
    Disciplina: História
    Assunto: A Formação do Feudalismo, A Invasão dos Bárbaros e A Crise do Império Romano.


    A Formação do Feudalismo:

    O feudalismo é baseado na fidelidade e dependência entre os homens, que foi formado a partir do Império romano no século XIV. Os reis perderam grande parte da nobreza, a fim de assegurar a lealdade dos nobres faziam alianças individuais que juravam fidelidade um ao outro, essa aliança era compromissada com a doação de um feudo por parte do rei.

    Invasão dos Bárbaros:

    Os bárbaros, pessoas que viam de fora, começaram a invadir o Império Romano. Para diminuir as invasões deles, o Estado tinha que pagar muito dinheiro para o exército e os funcionários administrativos. Mais como era muito alta a taxa, o Império deixou de investir com os funcionários e com o exercito. Com isso os bárbaros tomaram conta do Império.

    A Crise do Império:

    A crise do Império foi à invasão dos bárbaros, diminuindo o número de escravos o preço dos produtos ficaram mais caros e a produção diminuiu.
    Enfim, os bárbaros tomaram conta do Império.

    ResponderExcluir
  24. COLEGIO MODELO LUIS EDUARDO MAGALHAES
    SAIURE NUNES DE ALMEIDA
    2F

    COMENTARIO SOBRE OS 3 PRIMEIROS CAPITULOS DO LIVRO 'O PRÍNCIPE N. Maquiavel '

    Cap 1 :No primeiro capitulo, ele fala de quais tipo são e como se adiquirem os principados que é todos os estados, todos os governos que tiveram e tem autoridade sobre os homens. Que podem ser hereditário, quando seu sangue senhorial é nobre há já longo tempo, ou os novos, os novos podem ser totalmente novos ou o são como membros acrescidos ao Estado hereditário do príncipe que os adquire.
    Cap2: explica mais sobre o principado hereditário, que é bem mais fácil de ser mantido do que os principados novos e usa o Duque de Ferrara como exemplo.
    Cap3: fala sobre os principados novos, que são os que tem mais dificuldade, diz qual são as dificuldades e como enfrentalos , cita vários exemplos , o que mais me chamou a atenção foi o de Luís e o seis erros : eliminou os menos fortes; aumentou na Itália o prestígio de um poderoso; aí colocou um estrangeiro poderosíssimo; não veio habitar no país; não instalou colônias e tomou os territórios aos venezianos

    ResponderExcluir
  25. O 1º Republicas ou Principados que é todos os estados que tiveram ou têm autoridades sobre os homens. fala da forma como eles podem decidir as coisas sem se inporta com os menos favorecido e que esses domínios estavam sendo acostumados a acontecer de forma brutal ou pela sorte e ate pela virtude.
    Trata-se de um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo pensamento humano, e que tem papel crucial na formação do conceito de Estado como modernamente conhecemos.
    O 2º capitulo fala mais sobre o principado hereditário, que e um jeito mais fácil de se obter o poder . Devemos ter um pouco de compreensão pelo príncipe natural pois ele tem menos razões e menos necessidade.e fala também o significado por que o hereditários tem quer ser legítimos e não adotados, fala que é por que os legítimos não podem ser retirados do seu cargo de príncipe por que é do próprio sangue e os adotados eles podem ser retirados a qualquer momento por que não são de sangue real
    O 3º capitulo fala sobre "principados mistos" que tem com centro as dificuldades que os novos principados sofrem no poder por falta de experiência passam por muitas dificuldades no seu mandato e acaba desagradando a sociedade.




    Aluno:Paulo Higor M.B.Cordeiro
    Serie: 2ºf
    Colégio: modelo

    ResponderExcluir
  26. Colégio:Modelo Luís Eduardo Magalhães.
    Aluna:Ley Rayane F. Cavalcanti//2º F//
    Assunto: '' O principe"
    turno:Vespertino
    Professor: Carlos Henrique.


    Bom..no Capitulo 1 fala de quantas especies são os principados e de que modo se adquirem.Fala de todos os estados,todos os governos,que tem autoridadaes pelos homens e que ja tiveram.Foram e são repúblicas e principados. Os principados são:hereditários,Os novos podem ser totalmente novos,
    como foi Milão com Francisco Sforza, ou o são como membros
    acrescidos ao Estado hereditário do príncipe que os adquire, como é o
    reino de Nápoles em relação ao rei da Espanha.


    No cap.2 Fala dos principados Hereditários.
    Fala que voltara a atenção dele somente para os principados,que iara delineando os principios descritos e discutira como devem ser eles governados e mantidos.
    Fala também dos golpes que os príncipes davam, porque alguns não tinham capacidade nenhuma de reger um Estados, mais por ele ter uma grande força excessiva ele acabava no poder.


    E no caP.3 pra finalizar ,Fala sobre os principados novos, que são os que tem mais dificuldade, diz qual são as dificuldades e como enfrentalos , cita vários exemplos , um dos exemplos foi o de Luís e o seis erros : eliminou os menos fortes; aumentou na Itália o prestígio de um poderoso e que tomou os territórios aos venezianos.!

    ResponderExcluir
  27. EGITO ONTEM
    No Antigo Egito ( localizado no nordeste da África , era uma estreita faixa de terra fértil em meio a desertos ) , havia uma organização política complexa e poderosa : '' O Estado " .
    O soberano máximo era o faraó e a política estava estreitamente ligada à religião .
    No vale do Rio Nilo , há cerca de seis mil anos , iniciava se o desenvolvimento da civilização egípcia . As cheias do Nilo deixavam às sua margens um limo fertilizante que permitia ao solo produzir os cereais necessários . Por volta de 4000 a . c. , os egípcios já constituíam uma sociedade organizada .
    Neste período Pré Dinástico , os primitivos habitantes formaram clãs ; os clãs se uniram e em grupos maiores e formaram nomos ( pequenos estados independentes ) . Por meio de guerras e tratados , os nomos formaram dois reinos : o do Baixo Egito e o do Alto Egito .Depois de uma longa guerra entre os dois reinos , o rei do Alto Egito , Menés , conquistou o Baixo Egito , unificando os dois reinos . O monarca recebeu o título de faraó e foi o fundador da primeira dinastia . A capital do reino unificado era Mênfis .

    A RELEGIÃO NO ANTIGO EGITO
    Havia , no Egito , uma relação profunda de religião com a arte , a literatura , a filosofia e a política .
    A religião política e politeísta antropozoomórfica ( Politeísmo : religião em que há um grande número de deuses ; antropozoomorfismo : os deuses eram identificados com formas humanas e/ou de animais ) . O culto era mais importante do que as crenças .
    Os egípcios acreditavam que os deuses comandavam o Universo , interferindo na vida humana a todo instante.
    No período Pré Dinástico , cada nomo tinha o seu deus próprio , o deus protetor . Ocorrida a unificação política , vários deles desapareceram , enqüanto outros ficaram mais conhecidos . É o caso , por exemplo de Amon Rá , deus sol , deus carneiro de Tebas . Havia , ainda , os deuses cósmicos : Num , o oceano ; Nuit , céu ; Geb , terra ; Iâh , lua ; que quase não tinham culto , uma vez que não eram protetores especiais de região alguma .
    Algumas seitas estrangeiras foram aceitas no Egito , como por exemplo , a do deus Baal , da Fenícia . Havia o culto a homens divinizados e a animais .
    No Egito , houve uma tentativa de transformar o politeísmo em monoteísmo . Sem sucesso . O faraó Amenófis IV , influenciado por religiões estrangeiras e ansioso por diminuir o poder dos sacerdotes , provocou uma revolução religiosa proclamando Atón ( sol ) o deus único .
    Os egípcios acreditavam na vida extra terrena , na imortalidade . Daí a necessidade da conservação do corpo através da mumificação .

    ResponderExcluir
  28. HENRIQUE REIS DE SOUZA
    ESCOLA DE APLICAÇÃO
    5°SERIE C
    CARLOS HENRIQUE


    No Antigo Egito ( localizado no nordeste da África , era uma estreita faixa de terra fértil em meio a desertos ) , havia uma organização política complexa e poderosa : '' O Estado " .
    O soberano máximo era o faraó e a política estava estreitamente ligada à religião .
    No vale do Rio Nilo , há cerca de seis mil anos , iniciava se o desenvolvimento da civilização egípcia . As cheias do Nilo deixavam às sua margens um limo fertilizante que permitia ao solo produzir os cereais necessários . Por volta de 4000 a . c. , os egípcios já constituíam uma sociedade organizada .
    Neste período Pré Dinástico , os primitivos habitantes formaram clãs ; os clãs se uniram e em grupos maiores e formaram nomos ( pequenos estados independentes ) . Por meio de guerras e tratados , os nomos formaram dois reinos : o do Baixo Egito e o do Alto Egito .Depois de uma longa guerra entre os dois reinos , o rei do Alto Egito , Menés , conquistou o Baixo Egito , unificando os dois reinos . O monarca recebeu o título de faraó e foi o fundador da primeira dinastia . A capital do reino unificado era Mênfis .

    ResponderExcluir
  29. Escola de Aplicação Prof.: Vande de Souza
    Alyson Arthur de Souza Barbosa
    Professor Carlos Henrique
    Série: 5ª Turma: C

    Eu entendi que no passado o Rio Nilo era muito adorado mesmo ele destruindo casas. O Nilo nasce
    no Lago Vitória e deságua no Mar Mediterrâneo. Ele leva o "humo" que é um material orgânico vindo do sul. Nos palácios e templos havia diferentes profissionais especializados. A parte sul do Egito era chamada de Alto Egito e a norte Baixo Egito. Cerca de 5 mil anos atrás, o rei egípcio Menés unificou os pequenos reinos do Baixo e Alto Egito sob sua autoridade. O faraó e o senhor de uma grande família. Ele ditava leis, governava o império, era proprietário de grande parte das terras e mandava no exército. O povo o considerava o filho do Deus Sol. O vizir, os sacerdotes e os escribas tinham o cargo mais importantes no Egito antigo. O faraó e sua família, os sarcedotes e os escribas eram muitos ricos e levavam uma vida muito luxuosa. As moradias deles eram espaçosas, rodeadas de jardins e cercadas por muros altos e os palacios reais eram mais luxuosas. Eles vestiam roupas leves, mas as pessoas ricas usavam roupas de linho muito fina e se enfeitavam. A agricultura representava a atividade mais importante na economia egípcia.no egito existiam muitos artesões de varias especialidade. Os soldados lutavam nas guerras de conquistas e os escravos pertencia a um senhor, pro faraó, pros sacerdotes e a outros. Tudo que acontecia dependia da vontade dos deuses, pois eles são politeístas. Os egípcios mumificavam os mortos. A 1ª forma de escrita foi o hieróglifo, a 2ª foi hierática e a 3ª foi a demótica.

    ResponderExcluir
  30. Escola de Aplicação prof. Vande de Souza Ferreira
    Aluna: Jainara Edith Freitas Mariano Barbosa
    Série: 5 “C” Prof.: Carlos Henrique N°13
    Comentário sobre o Egito Antigo
    Rio Nilo
    O Egito tinha uma extensa faixa de terra habitável devido a existência do rio Nilo. As chuvas do verão inundam as terras vizinhas. Sua água era usada para beber, tomar banho, cozinhar, etc. Ele era base da sobrevivência da população do Egito.
    Sobre profissão
    Os três principais cargos e funcionários do faraó eram: o vizir, os sacerdotes e os escribas. Saber escrever e ler eram fundamentais nessa época, pois conseguiria um cargo para servir ao faraó.
    Roupas
    As pessoas ricas devido ao calor vestiam roupas de linho muito fino e se enfeitavam com jóias de ouro, usavam também perucas, se maquiavam e perfumavam-se.
    Sobre a principal atividade econômica e os escravos
    A agricultura era atividade mais importante da economia egípcia. Os camponeses em sua maioria trabalhavam para os faraós e os nobres, cada um dedicava-se a uma especialidade, como por exemplo: os carpinteiros.
    Os escravos eram estrangeiros capturados nas guerras, eles trabalhavam na construção de pirâmides, minas de cobre, nos exércitos, etc.
    Religião
    Os egípcios eram politeístas. O deus principal era Rá, também existiam outros deuses importantes com Ísis, Osíris e Hórus. Menes é considerado o primeiro faraó do Egito. O povo considerava o faraó filho de Rá, o deus do Sol e o adorava como um deus.
    Para egípcios, a alma abandonava o corpo na hora da morte e depois se reencontravam na eternidade, eles mumificavam os corpos para não apodrecerem. Os egípcios antigos faziam rituais e oferendas aos deuses. Era uma forma de conseguirem agradar aos deuses, conseguindo ajuda em suas vidas.

    Escrita A primeira forma de escrita no Egito foi o hieróglifo que tinha sinais que representavam ideias e sons.
    A escrita usada em textos religiosos e não-religiosos e que também era uma escritura hieroglífica simplificada era chamada de hierática.
    A escritura que era também conhecida como popular e que surgiu por volta de 700 a. C. era chamada de demótica.
    Habitação
    As casas dos mais pobres eram simples e pequenas. Geralmente eram feitas de barro ou pedras. Com apenas um cômodo, quase não possuíam móveis. Os camponeses dormiam em esteiras ou palhas jogadas no chão. Os utensílios domésticos eram pequenos copos, potes e vasos de cerâmica.
    As casas dos mais ricos eram grandes e espaçosas, compostas por vários cômodos. Feitas de tijolos de barro, possuíam em seu interior vários utensílios e móveis (cadeiras, camas, mesas, bancos). Eram decoradas por dentro e recebiam pintura interna e externa. Os faraós habitavam em palácios onde o luxo e o conforto eram as marcas principais.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Aluna: Leticia Silva Rocha
    Série: 5 C
    Escola de aplicação





    A cultura e a religião no Egito antigo

    De acordo com a leitura posso comentar que no Egito antigo existia como duas classes sociais, os ricos e os pobres.
    Os pobres eram formados pelos camponeses, artesão, comerciantes, soldados, escravos e etc... A classe rica era formada pelos faraós,sacerdotes e altos fucionários do estado.
    os faraós,entre outros, vivia em meio a grande riqueza, roupas de linho,ouro, grandes casas, enquanto os pobres, como os camponeses, trabalhavam muito e sem ganhar quase nada, eles eram explorados para que os faraós e outros podessem viver em meio a tanta riqueza.
    Os egipicios acreditavam na vida após a morte e mumificavam os corpos, eles acreditavam em muitos deuses e que tudo o que acontecia em suas vidas dependia da vontade dos deuses, eles também adorava os elementos da natureza.

    ResponderExcluir
  33. Escola de Aplicação Vande de Souza Ferreira
    Lucas Michel de França Souza
    5ª C

    A PARTI QUE EU MAIS GOSTEI FOI
    O Processo de Embalsamento, primeiro era removido os órgãos inteiros do corpo, para serem guardados em uma vasilha. Em seguida o corpo era coberto com bicarbonato de sódio para secar e preservar o cadáver.
    Passados 60 dias, o corpo era preenchido com óleo e resinas para perfumá-lo. Por fim o corpo era envolvido em faixas de linho e colocado no sarcófago e enterrado.

    AS MORADIAS
    As casas dos poderosos, no campo ou na cidade eram espaçosas, rodeadas de jardins e escadas e tinham muros altos.

    ResponderExcluir
  34. Escola de Aplicação prof. Vande de Souza Ferreira
    Aluna: Jainara Edith Freitas Mariano Barbosa
    Série: 5 “C” Prof.: Carlos Henrique N°13
    Comentário sobre o Egito Antigo
    Rio Nilo
    O Egito tinha uma extensa faixa de terra habitável devido a existência do rio Nilo. As chuvas do verão inundam as terras vizinhas. Sua água era usada para beber, tomar banho, cozinhar, etc. Ele era base da sobrevivência da população do Egito.
    Sobre profissão
    Os três principais cargos e funcionários do faraó eram: o vizir, os sacerdotes e os escribas. Saber escrever e ler eram fundamentais nessa época, pois conseguiria um cargo para servir ao faraó.
    Roupas
    As pessoas ricas devido ao calor vestiam roupas de linho muito fino e se enfeitavam com jóias de ouro, usavam também perucas, se maquiavam e perfumavam-se.
    Sobre a principal atividade econômica e os escravos
    A agricultura era atividade mais importante da economia egípcia. Os camponeses em sua maioria trabalhavam para os faraós e os nobres, cada um dedicava-se a uma especialidade, como por exemplo: os carpinteiros.
    Os escravos eram estrangeiros capturados nas guerras, eles trabalhavam na construção de pirâmides, minas de cobre, nos exércitos, etc.
    Religião
    Os egípcios eram politeístas. O deus principal era Rá, também existiam outros deuses importantes com Ísis, Osíris e Hórus. Menes é considerado o primeiro faraó do Egito. O povo considerava o faraó filho de Rá, o deus do Sol e o adorava como um deus.
    Para egípcios, a alma abandonava o corpo na hora da morte e depois se reencontravam na eternidade, eles mumificavam os corpos para não apodrecerem. Os egípcios antigos faziam rituais e oferendas aos deuses. Era uma forma de conseguirem agradar aos deuses, conseguindo ajuda em suas vidas.

    Escrita A primeira forma de escrita no Egito foi o hieróglifo que tinha sinais que representavam ideias e sons.
    A escrita usada em textos religiosos e não-religiosos e que também era uma escritura hieroglífica simplificada era chamada de hierática.
    A escritura que era também conhecida como popular e que surgiu por volta de 700 a. C. era chamada de demótica.
    Habitação
    As casas dos mais pobres eram simples e pequenas. Geralmente eram feitas de barro ou pedras. Com apenas um cômodo, quase não possuíam móveis. Os camponeses dormiam em esteiras ou palhas jogadas no chão. Os utensílios domésticos eram pequenos copos, potes e vasos de cerâmica.
    As casas dos mais ricos eram grandes e espaçosas, compostas por vários cômodos. Feitas de tijolos de barro, possuíam em seu interior vários utensílios e móveis (cadeiras, camas, mesas, bancos). Eram decoradas por dentro e recebiam pintura interna e externa. Os faraós habitavam em palácios onde o luxo e o conforto eram as marcas principais.

    ResponderExcluir
  35. Escola de Aplicação
    aluno : mateus cruz
    serie : 5ª E
    professor :Carlos Henrique


    Rio Nilo
    O Egito tinha uma extensa faixa de terra habitável devido a existência do rio Nilo. As chuvas do verão inundam as terras vizinhas. Sua água era usada para beber, tomar banho, cozinhar, etc. Ele era base da sobrevivência da população do Egito.
    Sobre profissão
    Os três principais cargos e funcionários do faraó eram: o vizir, os sacerdotes e os escribas. Saber escrever e ler eram fundamentais nessa época, pois conseguiria um cargo para servir ao faraó.
    Roupas
    As pessoas ricas devido ao calor vestiam roupas de linho muito fino e se enfeitavam com jóias de ouro, usavam também perucas, se maquiavam e perfumavam-se.
    Sobre a principal atividade econômica e os escravos
    A agricultura era atividade mais importante da economia egípcia. Os camponeses em sua maioria trabalhavam para os faraós e os nobres, cada um dedicava-se a uma especialidade, como por exemplo: os carpinteiros.
    Os escravos eram estrangeiros capturados nas guerras, eles trabalhavam na construção de pirâmides, minas de cobre, nos exércitos, etc.
    Religião
    Os egípcios eram politeístas. O deus principal era Rá, também existiam outros deuses importantes com Ísis, Osíris e Hórus. Menes é considerado o primeiro faraó do Egito. O povo considerava o faraó filho de Rá, o deus do Sol e o adorava como um deus.
    Para egípcios, a alma abandonava o corpo na hora da morte e depois se reencontravam na eternidade, eles mumificavam os corpos para não apodrecerem. Os egípcios antigos faziam rituais e oferendas aos deuses. Era uma forma de conseguirem agradar aos deuses, conseguindo ajuda em suas vidas.

    Escrita A primeira forma de escrita no Egito foi o hieróglifo que tinha sinais que representavam ideias e sons.
    A escrita usada em textos religiosos e não-religiosos e que também era uma escritura hieroglífica simplificada era chamada de hierática.
    A escritura que era também conhecida como popular e que surgiu por volta de 700 a. C. era chamada de demótica.
    Habitação
    As casas dos mais pobres eram simples e pequenas. Geralmente eram feitas de barro ou pedras. Com apenas um cômodo, quase não possuíam móveis. Os camponeses dormiam em esteiras ou palhas jogadas no chão. Os utensílios domésticos eram pequenos copos, potes e vasos de cerâmica.
    As casas dos mais ricos eram grandes e espaçosas, compostas por vários cômodos. Feitas de tijolos de barro, possuíam em seu interior vários utensílios e móveis (cadeiras, camas, mesas, bancos). Eram decoradas por dentro e recebiam pintura interna e externa. Os faraós habitavam em palácios onde o luxo e o conforto eram as marcas principais.

    ResponderExcluir
  36. Escola de Aplicação Profª Vande de Soza Ferreira
    Aluno (a) : Lettycia Pereira .
    Série : 5º 'e'
    Profº : Carlos Henrique
    Os vestígios de ocupação humana no vale do Nilo desde o Paleolítico assumem a forma de artefactos e petróglifos em formações rochosas ao longo do rio e nos oásis. No décimo milénio a.C., uma cultura de caçadores-recolectores e de pescadores substituiu outra, de moagem de grãos. Em torno de 8000 a.C., mudanças climáticas ou o abuso de pastagens começou a ressequir as terras pastoris do Egipto, de modo a formar o Saara. Povos tribais migraram para o Vale do Nilo, onde desenvolveram uma economia agrícola sedentária e uma sociedade mais centralizada.

    Por volta de 6000 a.C., a agricultura organizada e a construção de grandes edifícios havia surgido no Vale do Nilo. Durante o Neolítico, diversas culturas pré-dinásticas desenvolveram-se de maneira independente no Alto e no Baixo Egiptos. A cultura badariense e a sua sucessora, a nagadiense, são consideradas as precursoras da civilização egípcia dinástica. O sítio mais antigo conhecido no Baixo Egipto, Merimda, antecede os badarienses em cerca de 700 anos. As comunidades do Baixo e do Alto Egiptos coexistiram por mais de dois mil anos, mantendo-se como culturas separadas, mas com contactos comerciais frequentes. Os primeiros exemplos de inscrições hieroglíficas egípcias apareceram no período pré-dinástico, em artefactos de cerâmica de Nagada III datados de cerca de 3200 a.C.
    A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, já que foi na Baixa Mesopotâmia onde surgiram as primeiras civilizações por volta do VI milênio a.C. As primeiras cidades foram o resultado culminante de uma sedentarização da população e de uma revolução agrícola, que se originou durante a Revolução Neolítica. O homem deixava de ser um coletor que dependia da caça e dos recursos naturais oferecidos, uma nova forma de domínio do ambiente é uma das causas possíveis da eclosão urbana na Mesopotâmia.

    ResponderExcluir
  37. Sistema Feudal
    Eu entendi que por enfluência da igreja no pensamento da idade média a ciência não teve grande destaque durante o Império, no entanto a partir do século XII, com a expanção das cidades e do comercio, desenvolveu um novo esperito, que espressava um enteresse pelo mundo.
    Já as paredes eram decoradas com pinturas que representava a vida e sofimento de Cristo em Jerusalem e na palestina e também a linguagem moderna: Portugueses, Fançeses, Alemã, Italiano, Espanhol, Englês e etc.
    Isso foi fundamental para o desenvolvimento na leitura na Baixa idade média, no fundo da igreja ficava o altar principal era também fundo do edificio ou nas estremidades laterais.
    O cresimento populacional troxe a necedade de mais espasso tanto para plantar como acomodar pessoas.
    Os monges estalaram uma escola esterna destinada a crinças e jovens das regiôes que atendia, a medida medida que os monges se espalharam pela a Europa, essa escolha também se multiplicaram. Os Bispos também fundaram escolas iguais aus Moges. Nessas escolas se estuadava as matérias: Gramática, Geometria, Músicas, Astronomia. .Só estudava pessoas do Auto Clero.
    A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Esta era marcada pela influência da Igreja, ensinando o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.
    A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião.
    Podemos dizer que, no geral, a cultura medieval foi fortemente influenciada pela religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais.
    Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.
    Escola de Aplicação V. S. Ferreira.
    Aluna: Mariana Amaral Rodriguês.
    Prof: Carlos Herique Série: 6ª "E"

    ResponderExcluir