domingo, 21 de fevereiro de 2010

Sejam Bem-Vindos !








Quero falar da minha alegria de conhecer novos alunos e poder fazer novas amizades.

Este blog objetiva aprender, ensinar, divertir e fazer amigos. Então, seja bemvindo a este espaço, onde as comunidades escolares podem participar para juntos contruírmos uma ferramenta importante de inclusão, liberdade de expressão e de ensino.

Opine, divulgue, participe !

Um abraço,

prof. Carlos Henrique.

105 comentários:

  1. A origem do feudalismo foi desemcadeado a pastir da crise romana, o feudalismo foi uma fornção social que era feita da valores romanos, catelicos e germamicos. Eete sistema dominou a vida dos reinos eufeus do seculo X ao seculo XIII influencia do reino dos fracos a já poderosa igreja católica, durante a idade média tormouse a principal força pólitica, cultura e religiosa de europa feudal, graças aos vários acordos de cooperação que celebrou com os povos germâção dos reinos bárbaros um importante consequência da crise do império. O bárbaros e assaltantes passarama saquear as cidades, tordo as inseguros tinham chefes com sefouce reis. catolicismo e do sistema feudal, os feudas veio para melhora as vidas dos outros tinha munta comflintos com bárbaros porque ele sór rubava com flitos e feudal não era disso. Feudal ficaval no terreno, cir donor não regramacir a terra era deles. alto; wesley menezes da silva, mail; wesley_menezes2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. A formação dos reinos barbaros e o sistema feudal.
    O fim do grande imperio romano (do qual restou apenas parte oriental,imperio bezantino) fez desaparecer opoder centralizado e hierarquizado que exeistia.No seu lugar surgiram varios estados germÂnicos,governados por reis e seus auxiliares.
    Os reinos barbaros não possuim instituições como os romanos .As leis baseavan-se em costumes antigos ou tradições transmetidas oralmente ao longo das gerações.
    A falta de leis escritas fazia com que as relações entre o rei e os seus suditos fossem baseadas em obrigações morais com os laços de fidelidade e honra .
    Quando alquem era acusado de alqun delito provava sua inocÊncia por meio de uma disputa fisica - um duelo por exemplo de espadas ser ele vences era inocetado pois era protegido dos deuses
    O feudalimos poder ser definido como uma forma de organizaçõa social e politica de relação de fidelidade e dependÊncia entre homens
    O feudo:quando o senhor tinha terras tinha que dar parte delas para um carvalhero o dono das terras passa a se chama sucerrano e o carvalhero a chama vassalo e assim e ediante.
    Aluno:Davyd d lucas lira brito.

    ResponderExcluir
  3. A formação dos reinos barbaros

    Com o fim do Imperio Romano varios reinos barbaros formaram-se na Eoropaocidental.
    A partir do seculo III, o imperio Romano conheceu um grande processo de desestruturação entre fatores principais da crise, havia uma extenção das suas fronteiras, para mantelas protegidas das invasõe.
    Os reinos Barbaros não possuiam instituições como as romanas(Senato,Tribunos e outros). As leis baseavam-se em costumes,etc, transmitidas oralmente ao longo0 das gerações.
    Podemos afirmar que oacusado de algum delito provoca sua inocencia por meio de uma dispulta fisica, ele iria ser conciderado como um rei.
    Tiveram muitas influências dos reinos francos para o fortalecimento do catolicismo e do sistema feudal.
    Clovis estabeleceu a capital do seu reino emuma antiga cidade de romana:Lutetia,parisium,logo após paris converteuse ao catolicismo em 496,com a ajuda da igreja catolica,organizou seu reino emquanto conquistava mais terras .

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. As invasões dos bárbaros e a desagregação do sistema político de Roma, a partir do século V, conduzem a uma reestruturação social que resulta no feudalismo europeu. Poder descentralizado, economia agrícola de subsistência e mão-de-obra servil constituem a base desse sistema, que possui características que variam conforme a região. No continente asiático o processo de reestruturação feudal segue um caminho próprio.
    Organização política feudal

    A sociedade feudal estrutura-se em relações de dependência pessoal, ou vassalagem, que abrangem desde o rei até o camponês. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. O senhor feudal também é vassalo de outro senhor, e assim sucessivamente, até chegar ao rei, que é o suserano maior. Cada escala de vassalagem paga algum tipo de serviço ao seu suserano e ao rei.
    Sociedade feudal

    Os senhores feudais formam a nobreza rural. Vivem em castelos, por questões de segurança, e possuem jurisdição sobre os servos e camponeses livres. A Igreja transforma-se em grande proprietária feudal e os membros do alto clero recebem domínios feudais, tornando-se ao mesmo tempo suseranos e vassalos.
    Economia feudal

    O feudo constitui a unidade territorial da economia feudal e caracteriza-se pela autarquia e pela ausência quase total do comércio e de intercâmbios monetários. As cidades deixam de ser centros econômicos. Os feudos pertencentes ao patrimônio real são cedidos em usufruto a membros da nobreza e do clero. Os ofícios e o artesanato passam a realizar-se nos próprios castelos.
    Mayon Lineker Tomaz Ramos

    ResponderExcluir
  7. Os fracos foram os mais importantes povos barbaros.Ele se destacou por que formou um grande imperio que se espalhou entre os barbaros.Seu primeiro rei franco foi Clovis .Ele criou uma capital para o seu reino, uma antiga cidade que atualmente é Paris,mais antigamente chamada de Lutetia parisiorum.Em 496 coverteu-se ao catosismo.
    A igreja apoiava os reis barbaros na politica e espiritual,em troca os reis reconheciam o poder moral epolitico da igreja catolica e adoravam o catolicismo como uma unica religião oficial.
    Ela era a unica intituição que possuia pessoas aptas para administrar as propriedades feudais,porque boa parte das pessoas pertênciam a igreja.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O Feudalismo
    foi um modo de de organização social e politico baseado nas relações servos-contratuais (servis)tem suas origens na decadencias do imperio Romano,Carlos Magno foi considerado rei depois que o papa leão II Lhe concedeu rei em troca disso o papa Leão II recebeu a metade das terras , logo depois em 814 Carlos Magno Morreu deixando em seu lugar Luis seu filho mas conhecido com "pepino" Ele sobe ao trono dos francos...
    L
    Barbaros
    Oa barbaros eram todos aqueles que moravam alem das fronteiras Do Imperio Romano e não possuia A cultura Romana. os barbaros eram divididos em tribos como : Germano,Eslavos,tartaros,vandalos,astrogodos,Anglo-saxões e Francos.Foi otimo aprender esses conteudo espero que neste ano seja melhor doque o ano passado tive muitas deficuldades de aprender os conteudos mais neste ano estou aprendendo mais rapido valew professor
    lucas Vinicius da Silva 6 "D" Escola de aplicação

    ResponderExcluir
  10. O termo barbaro eera usado pelos Romanos para quem nao pertencia a sociedade Romana e que mostava se contra a cultura Romana.
    Os principais barbaros eram os germanicos,os francos,Vandalos etc...
    Esse barbaros nasceram por causa que o imperio Romano estava enfraquecido no seculo V.
    O reino barbaro que mais duro foran os francos,conseguiram se estsbelece em Galia, depois se expandiram para a Italia,Alemanha,Belgica e França.
    A igreja catolica se expandiu na Europa por causa
    dos Francos que levaram a cultura catolica para toda a Europa.

    ass:Geanderson 6ºE

    ResponderExcluir
  11. Eu entendi que a origem do feudalismo foi criada a partir da crise romana.O feudalismo foi uma formação social que era feita de valores romanos,católicos e germânicos.Este sistema dominou do século X ao século XIII.O feudalismo teve grandes aspectos alguns deles foi a volta ao campo e a principal atividade econômica o comercio foi abandonado,pequenas propriedades de terras se arruinaram economicamente e foram incorporadas ás grandes propriedades,apareceu ocolonato é o sistema de trabalho em que escravos e pebleus pobres passaram a trabalhar como colonos para um grande senhor de terra.As invasões barbaras com a decadencia do imperio romano por crises e invasões internas e sem dinheiro para pagar soldados as invasões barbaras eram frequentes uma das invasões foram a dos germanos.Os germanos foram pressionados pelos hunos que mais tarde atacaram eles,os germanos invadiram o imperio romano que estava decaido e a invasão tomou conta do imperio.
    Valeu professor carlos
    yan ravik souza monteiro silva 6ª"D" Escola de Aplicação

    ResponderExcluir
  12. O reino Bárbaro foi desencadeado ou descartado por causa de uma crise no império Romano. As pessoas que foram chamadas de bárbaros, pois quem não morava nas fronteiras do império Romano e que não falava latim poderiam ser chamadas de bárbaro. O feudalismo foi uma conseqüência sobe a crise do império romano. Após os bárbaros invadirem o império romano criou se uma forma de organização política, social e econômica, baseado na posse de terras: o sistema feudal. O senhor feudal dominava a maioria dos homens que eram os servos era dono das terras. O suserano era aquele que doava um bem e quem recebia se tornava vassalo.


    O povo do reino Franco foi importantemente para a igreja católica pois um de seus reis Clovis se converteu para a religião católica ela o lhe ajudou, foi como uma aliada a seu converti mento e também lê ajudou os militares que teve domínio sobre os povos e as terras.
    O reino franco passou por várias partilhas , já que os francos dividiam sua propriedade entre os filhos sobreviventes, e como não tinham um senso amplo de uma republica, conceberam o reino como uma grande extensão de uma propriedade privada.

    Escola de Aplicação
    Aluno: Francisco Robert Wilhams de Oliveira Sena
    Série: 6ª Turma: “E”

    ResponderExcluir
  13. A FORMAÇÃO DOS REINOS BARBAROS
    Eu entendi que o império romano tinha vários grupos, eram os:
    Germanos, eslavos e Tártaro-mongóis. Os germanos foram os mais importantes para a formação do sistema feudal, e a organização política dos germanos era muito simples. o governo era formado por uma assembléia de guerreiros , que eram homens da tribo em idade adulta.quando era o tempo da guerras não era mas a assembléia de guerreiros que governava era uma instituição denominada comitatus.A forma que os germanos viviam de uma agricultura rudimentar, da caça e da pesca.
    O SISTEMA FEUDAL
    O feudalismo foi uma formação social. E teve vários aspectos:
    >>retorno ao campo
    >>apareceu o colonato
    O sistema feudal dominou durante vario tempo na Europa. Tinha quatro aspectos: a política que e composta por suserania e vassalagem, sociedade que era composta por nobreza, clero, e os servos, a igreja que assumiu a papel muito importante que era de ensinar nas instituições publicas, tinha também a economia que também tinha sua importância


    escola de aplicação
    aluna:crhislany barbosa santos
    serie:6ª"D"

    ResponderExcluir
  14. Eu entendi que o o imperio romano que os germanicos penetraram as fronteiras do imperio romano foram reinos independetes.Esses reinos entretanto,eram de curta duraçao,pois viviam em conflito entre si ou com novos invasores.
    O reino Franco foi importante para a igreja católica porque um de seus reis Clovis (482 á 511) se converteu ao catolicismo e teve a igreja católica como sua aliada e os militares também, que em troca tinha religião.A igreja Católica já tinha um grande domínio sobre os povos e terras.E com o reino Franco como aliado seu domínio aumentou.
    Os principais barbaros eram os germanicos,os francos,Vandalos etc...

    O SISTEMA FEUDAL
    oi criada a partir da crise romana.O feudalismo foi uma formação social que era feita de valores romanos,católicos e germânicos.Este sistema dominou do século X ao século XIII...
    o feudalismo foi uma formação social. E teve em diferentes coisas:
    .retorno ao campo
    .apareceu o colonato
    O sistema feudal dominou durante vario tempo na Europa.

    ResponderExcluir
  15. ALuno Mayon Lineker Tomaz Ramos
    serie:6E
    escola de aplicaçao

    ResponderExcluir
  16. A formação dos reinos Bárbaros começou com as invasões dos bárbaros na Europa Ocidental. Eles receberam esse nome (Bárbaros) por que não falavam Latim. Alguns desses Bárbaros foram usados no exercito. Os reinos Francos formaram um grande império. O primeiro rei foi Clovis. Ele deixou o seu reino em uma cidade de Roma chamada de Lutetia peresiorum ele se converteu ao catolicismo em 496. A igreja católica ajudava a cuidar da igreja enquanto o rei conseguia mais terras. Ouvi um acordo entre os reis e os papas, os reis bárbaros recebiam apoio político e espiritual da igreja, em troca os reis pagavam tributos e ficavam com o catolicismo como a única e oficial religião. A igreja era a única instituição que tinha pessoas para administrar propriedades Feudais, pois a maioria das pessoas eram da igreja

    ResponderExcluir
  17. Aluna:Brenda de Santana Dias
    Serie:6ªE
    Escola de Aplicação

    ResponderExcluir
  18. Escola de Aplicação
    Aluna: Maria Paula Genovez
    Série: 6ª “E”
    Formação dos reinos bárbaros
    Os reinos bárbaros deram inicio na decadência do Império Romano. Bárbaros era a denominação que os romanos davam aqueles que não viviam nas fronteiras do Império e nem falavam latim. Entres os grupos bárbaros se destacavam os germanos, tártaros-mongóios e eslavos:
    Eslavos: Eram de origem indo-européia.
    Tártaros-mongóios: Faziam parte de grupos chamados hunos e eram de origem Áziatica.
    Os germanos: Viviam na Europa Oriental e na Ázia, eram os mais significativos para a formação da Europa Feudal, tinha uma organização muito simples. Em época de guerra a tribo era governada por Cometatus que era uma reunião de guerreiros em torno de um líder chamado Herzog. Os germanos viviam da agricultura.
    A influência do catolicismo
    A influência é que Clóvis (primeiro rei franco) se converteu para o catolicismo e com a ajuda da Igreja Católica organização um reino enquanto conquistava mais terras. O catolicismo ficou mais importante, pois tinha apoio de um rei (Clóvis)
    E o sistema feudal foi em modo de organização política e social, que foi baseado nas relações Servis. Também tem origem na decadência do Império Romano. O feudalismo predominou durante a idade média e formou-se na Europa a partir da ruralização ocorrida no Império Romano.

    ResponderExcluir
  19. Aluna:Amanda Bento Nogueira
    Série:6D
    Escola de Aplicação

    As Invasões Bárbaras

    Eu entendi que Bárbaros era a denominação queos romanos davam aqueles que viviam fora das fronteiras do Império Romano e não falavam o latim.os vários povos germânicos que penetrarm as fronteiras do Império Romano
    formaram reinos independentes.Esses reinos eram de curta duração,pois viviam em conflito entre si ou com novos invasores.
    Dentre desses reinos se destacou-se dos francos,situado na Gália.
    Clóvis foi o primeiro rei franco.Converteu-se ao catolicismo,com a ajuda daIgreja Católica,organizou o seu reino enquanto conquistava mais terras.
    A Igreja Católica,durante aIdade Média tornou se a principal força política,cultural e religiosa da Europa,graças aos vários acordos
    que celebrou com os povos germânicos.
    A base desses acordos eram os seguintes:os reis bárbaros recebiam apoio político e espiritual da Igreja,que ensinavam o poder dos reis.Em troca,os reis reconheciam a autoridade moral e política da Igreja Católica,pagavam tributos...com esses acordos aumentavam ainda mais a base de apoio da Igreja...
    A Formação do Sistema Feudal

    O Feudalismo se iniciou a partir da crise romana e começou a se formar quando começou a assumir a organização social,política e econômica.
    Na sociedade Feudal,muitas acreditavam que os povos que faleciam de velhice iam viver no reino de Hell,num reino que fazia muito frio,era um reino muito gelado.E os que faleciam de combate(povos que faleciam lutando)iam viver em um paraíso.
    No Sistema Feudal e a Idade Média,em alguns reinos,como os germânicos tem a economia agrí cóla como principal sustento da famílias.
    Na política não lei escrita toda decisão era tomada através dos costumes e tradições dos povos bábaros,ou seja,as leis consultuendinárias.
    Também havia no Sistema Feudal,formada pelo clero,pelo nobres e também pelo povo comuns.

    ResponderExcluir
  20. João Victor Guimarães Miranda Granja
    APLICAÇAO 6D
    Invasão dos bárbaros
    O império romano foi dividido em duas partesOcidente e oriente e fazia fronteiras com varias outras Culturas pra eles que não falava latim e vivi fora do império era bárbaro.
    Os germanos o solo não era tão bom se dedicavam ao pastoreio, Já os romanos dedicavas a os cutivos de cereais. As terras não cultivadas.
    As terras não cultivadas eram das tribos, as outra era de propriedade privativa, As outras de cultivos eram sorteadas em ano e ano entre famílias.
    Alguma famílias se politizavam através de rei,membro de uma família particular Embora a autoridade estivesse formada nas mãos de uma sebleia de homes livres com idade suficiente para lutar.nas guerras era eleito o chefe.
    A falta de mão-de-obra nos campos obrigava o império a deixa a entradas destes povos.
    No decorre do século IV este tratado de federação aumentava substancialmente, na tentativa de vence a crise que se aproximava.
    No ano de 395 o império romano foi dividido em duas partes o oriente com as proveniência mais rica e populosa,o ocidente em acelerada decadência.por esta altura,alguns bárbaros coexistiam pacifica mente no império.
    Feudalismo
    Feudalismo foi o modo de organização de políticos baseados nas relações servo-contratuais(servos).
    Tem suas origens na decadência do império romano.
    Predominou na Europa durante a idade media.
    Os camponeses cuidavam da agropecuária em troca recebia o direito a um pedaço de terra para mora e também estavam protegido dos bárbaros.
    Quando os servos iam para a casa dos senhores pagavam pedágio para passa da ponte para voltar não.
    O feudalismo começou nas invasões dos povos germânicas,as caraqueteristica do feudalismo:poder descentralizado,economia baseado na agricultura trabalho servos.
    O esfacelamento do império romano do ocidente e as varias invasões dos povos bárbaros que estava em diversas partes da Europa favoreceram as mudanças econômica.
    Os clero tinha a fusão de rezar, tinha grande pode político dos religiosos,e mantinham a ordem na sociedade.
    Os nobreza tinha a função de querrea,tinha pôde político sobres as demais classes.
    Os servos gleba era a maior parte da população camponesa,sofria exploração dos nobre em troca guanhavao as terras.
    Os vassalos trabalhavam para o senho em troca de proteção e os vassalos se entediam por varias religiões.

    ResponderExcluir
  21. Os reinos Bárbaros foram formados por uma crise no império Romano do ocidente.Eram chamados de bárbaros aquele que não morava nas fronteiras do império Romano e que não falava latim.O sistema feudal foi uma consequência da crise do império romano.Após os bárbaros invadirem o império romano do ocidente criaram uma forma de organização política, social e econômica baseado na posse de terras: o sistema feudal.O senhor feudal dominava a maioria dos homens que eram os servos era dono das terras.O suserano era aquele que doava um bem e quem recebia se tornava vassalo.
    O reino Franco foi importante para a igreja católica porque um de seus reis Clovis (482 á 511) se converteu ao catolicismo e teve a igreja católica como sua aliada e os militares também, que em troca tinha religião.A igreja Católica já tinha um grande domínio sobre os povos e terras.E com o reino Franco como aliado seu domínio aumentou.


    Aluna:Fernanda Costa Santos
    Escola de Aplicação 6ªE

    ResponderExcluir
  22. Maycon
    Formação dos reinos Barbáros

    O império romano do ocidente foi acelerada por invasões de povos barbáros,eles eram a denominção que os romanos davam aqueles que se localizavam fora de fronteiras do império e não falavam o latim.As leis deles eram baseadas aos costumes antigos e tradições que eram transmitidas oralmente ao longo de muitas gerações.
    O reino Franco foi importante para a igreja católica,lá havia um de seus reis Clovis que se converteu ao catolicismo e teve a igreja católica como sua aliada e os militares também, que em troca tinha sua religião.
    O sistema feudau dominou a europa ocidental por um longo período de tempo,mas por ela se estender em uma área tão grande não foi idêntico todos os lugares,mas há características comuns como:o rei teve seu poder infrequecido,o uso do trabalho servil ao campo,a vida rural foi fortalecida e várias outras características comuns,também houve um grande retorno ao campo como a ruralização da sociedade européia no início do feudalismo pois com isso o comercio foi abandonado como principal atividade econômica.

    Aluno:Maycon Douglas de Souza Leite
    Série: 6ª E

    ResponderExcluir
  23. O imperialismo
    a expansão imperialista européia na África após a primeira guerra mundial (1914-1918).Como resultado de sua derrota no conflito,a Alemanha perdeu os territórios da África de sudoeste, do tanganica e dos camarões.
    no mundo de hoje o imperialimo tem muitas consequencias como,a indiferença de ricos e pobres,preconceito racial entre outros,mas também há muita crueldade dos brancos com os pretos e há cada dia tem mais estrupos no África doenças sexualmente transmissíveis entre coisas piores.
    mas o ser humano tem que fazer de alguma maneira algo que pare com tudo isso,todas essas coisas que estam dominando nosso planeta e se nós não nos manifestarmos nosso Brasil vai acabar todo destruido e depois não adianta chorar mais por tudo que está acontecendo.E também um dos pontos em que deve ser mudado é que não deve haver mais escravos no mundo,pois os escravos são seres humanos como nos e ao não ser que eles sejam assalariados como em outros países, pois assim eles não vão ser mas escravos e sim trabalhadores de papel passado com todos os seus direitos e deveres,e sem nem um autotárismo da parte dos seus patrões porque eles são trabalhadores e não seu escravo ou servisal seu cão de guarda.
    Outro aspecto é a má destribuição de terras,pois os mesmos direitos que os ricos tem os pobres também tem que ter,direitos iguais,pois o rico precisa por demais do pobre,até mais do que ele imagina do que ele pensa,o mundo é pra todos usufluir , pois quando Jesus Cristo fez o branco e o preto ele não disse que o preto tinha que ter menos direitos que o branco não,um do exemplo mais interessantes foi o de Obama, o primeiro negro a ser eleito a presidente,caso bastante interessante.

    Aluna:Misma de souza silva
    Série:3 F

    ResponderExcluir
  24. ESCOLA:Aplicação V. De Souza !
    Aluna:Gabriela de Souza Silva!
    Serie:6ª "D"

    AS Invasões Bárbaras !


    Por volta do século III,o império Romano passava por uma grande dificuldade economica e politica e com isso não teve como pagar o salário do soldados que faziam a guarda das fronteiras.Com o passar do tempo as fronteiras foram ficando sem proteção.
    Os povos Germanicos tratados como barbáros pelos romanos estavam forçando a penetração pelas fronteiras do norte do imperio.No ano de 395 o imperador Teodósio resolve dividir o imperio em duas partes o imperio romano do ocidente e o imperio romano do oriente.
    em 476 o imperio romano do ocidente chega ao fim após a invasão de diversos povos barbáros entre eles os Visigodos,Vandalos,hunos,Saxões,Suevos e outros.Era o fim da antiguidade e o inicio da idade média.
    A idade média ocorreu entre os séculos V e XV,dividiu-se em duas ALTA IDADE MÉDIA e baixa idade média.
    Os povo barbaros eram muitos e para os romanos BARBAROS era quem não falava latim e não morava dentro das fronteiras;Os principais grupos barabaros eram:TARTAROS,ESLAVOS e GERMANICOS.
    Amedida que penetravam na Europa os barbaros fundaram diversos reinos como visigodos e Francos.

    ResponderExcluir
  25. O Sistema Feudal:Sistema baseado na posse da terra e não no comércio com objetivo de atender apenas o consumo local. .Senhor feudal: proprietário, homens que trabalhavam na propriedade: servos.Os servos trabalhavam para pagar a utilização da terra e a proteção militar do senhor.
    A decadência do Império Romano do Ocidente foi acelerada pela invasão de povos bárbaros. Bárbaros era a denominação que os romanos davam áqueles que viviam fora das fronteiras do Império e não falavam o latim. Dentre os grupos bárbaros destacamos os:
    Germanos, Eslavos, Tártaro-mongóis.
    Em termos efetivos, o primeiro rei merovíngio foi Clovis (neto de Meroveu), que governou durante vinte nove anos (482-511). Clovis conseguiu promover a unificação dos francos, expandiu seus domínios territoriais e converteu-se ao cristianismo católico. A Igreja católica aliou-se a Carlos Magno, pois desejava a proteção de um soberano poderoso e cristão que possibilitasse a expansão do cristianismo.

    aluno=AMANDA GOMES DIAS
    SERIE=6E
    escola de aplicaçao

    ResponderExcluir
  26. ESCOLA DE APLICCÇAO VANDER DE SOUZA FERREIRA
    PETROLINA DOMINGO,14 DE MARÇO DE 2010
    ALUNO: Thiago Araujo
    SERIE: 6 º "D"
    Eu entendi que o feldalis inicioçe na europa central por causa que os senhores feldais queriam que cuidassem das terras dele entam contrataram servos que cuidavam das terras para eles em troca ganhavam parte das terras dos senhores feldais.
    Os BARBAROS que eram assim chamados pelos romanos (BARBAROS : estrngeiro) por causa que viviam na cidade de roma como candestinos e alguns roubavam para sobreviver, OS HUNOS ( um grupo de barbaros)atacvam sem qualquer motivo todos os povos desde os gregos ate os chineses.
    Os germanicos tambem eram barbaros (alguns deles)por causa que viviam na cidade de roma por causa dos hunos que os impulsionavam para a cidade e cruzavam as fonteris. Ouve um tempo que a população da cicde de roma foi diminuindo por causa dos hunos que atacavam e saqueavam a cidade. Muito tempo depois a população voltol a crecer , os hunos logo mais foram para cima de outras cidades a china foi muito prejudica foi obrigado a construir a muralha da china por causa da dos hunos liderados por atila um dos mais bravos guerreiros daqueles tempos ate o papa LEÃO III foi atacado por ele que resultol em sua morte.

    ResponderExcluir
  27. ESCOLA DE APLICAÇÃO
    ALUNO;ANDRY SORES DE LIMA
    SERIE;6ª'E'

    A origem do feudalismo foi desencadeada a partir da crise romana. O feudalismo foi uma formação social que era feita de valores romanos, católicos e germânicos. Este sistema dominou a vida dos reinos europeus do século X ao século XIII.
    igreja era a grande proprietária de terras, por isso sempre interferia nas relações servis. Pregava que a existência de “senhores” e “servos” era normal em uma sociedade cristã. Pregava também que a infidelidade e a rebeldia eram pecados mortais.



    A igreja assumiu o papel das instituições públicas: eram os padres que educavam, que arbitravam as questões legais, que informavam e que orientavam a economia. Também tentavam converter todos ao catolicismo, por bem ou por mal. Nesta época a igreja se distanciou dos ensinamentos de Jesus Cristo, por isso Francisco de Assis criticou a Igreja católica.


    O comércio havia se tornado uma atividade de muito pouca importância. A terra tornou-se o principal fator de riqueza daquela sociedade. Eles cultivavam a terra e tudo p que produziam era para consumo próprio. Também caçavam e criavam animais

    ResponderExcluir
  28. ESCOLA:Aplicação V. De Souza !
    Aluna:Samila Deisy Dos Santos Souza !
    Serie:6ª "D"

    As Invasões Bárbaras...


    Eu etendi que as regiões fronteiriças ao Império Romano, os povos bárbaros foram penetrando os territórios de Roma em um processo lento e gradual. Inicialmente, dado o colapso da estrutura militar e as constantes guerras civis, os imperadores romanos realizavam acordos, pelos quais os bárbaros ganharam o direito de habitar essas regiões. Em troca, eles defendiam a fronteira da invasão de outros povos. Esses primeiros bárbaros, incorporados ao mundo romano, ficaram conhecidos como federados.

    Somente nos séculos IV e V que esse processo de invasão ganhou feições mais conflituosas. Com a pressão exercida pelos tártaro-mongóis (hunos), os povos bárbaros começaram a intensificar o processo de invasão do Império Romano. Entre os principais povos responsáveis pela fragmentação do Império podemos destacar os visigodos, ostrogodos, anglo-saxões, francos, suevos e turíngios. Com a invasão dos hérulos, em 476, houve a deposição do último imperador romano, Rômulo Augusto, que já tinha descendência germânica.

    O processo das invasões bárbaras foi de grande importância para que o Império Romano e seu conjunto de valores e tradições passassem por um processo de junção com a cultura germânica. Dessa maneira, a Idade Média, além de ser inaugurada pelo estabelecimento dos reinos bárbaros, também ficou marcada pela mistura de instituições e costumes de origem romana e germânica.


    A Formação do sistema feudal...

    A origem do feudalismo foi desencadeada a parti da crise romana.O feudalismo foi uma formação
    social que era feita de valores ROMANOS,CATÓLICOS E GERMÂNICOS.Este sistema dominou a vida dos reinos europeus do séculos X ao século XIII.
    Entre estas principais condições, podemos citar:

    - Desagregação política, econômica e social do Império Romano do Ocidente com a invasão dos povos germânicos;
    - Criação de vários reinos germânicos (francos, visigodos, burgúndios, anglo-saxões);
    - Êxodo urbano: com as invasões e a insegurança, muitas pessoas saíram das cidades e foram morar no interior;
    - Enfraquecimento do comércio
    - Diminuição das atividades econômicas, sociais e culturais realizadas nas cidades.

    ResponderExcluir
  29. O imperalismo foi um dos grandes marcos do séc.19
    teve grandes partiçipações das potênçias européias mas existem índicios negativos.
    Um deles é o descaso com a África tornando-a
    insustentável as marcas são encontradas até hoje com um desnível terrível de probreza e abandono
    os casos de epidemias, guerras e doenças altamente contagiosas vem deixando um rastro de morte em todo aquele continente .
    Isso só foi causasado pela cundução dos países imperialistas pelo modo de colonização que se ulilizaram. Essa marca e um grande ferida da humanidade.Essa prática levou o continente a desordem onde se abateram guerras cívis matando milhões de africanos sem levar em conta o aumento gradativo da fome que mataram mas gente do que as duas guerras mundias juntas as vidas perdidas , os doentes ,os famintos são as terríveis consequençias do chamado "IMPERIALISMO" que nada mas foi um tentativa dos européus consqiustarem o mundo
    comteporâneo.

    ResponderExcluir
  30. A Formaçao Dos Reinos Barbaros

    Os reinos Bárbaros foram formados por uma crise no império Romano do ocidente.Eram chamados de bárbaros aquele que não morava nas fronteiras do império Romano e que não falava latim.

    A Importancia do Reino Franco

    O reino Franco foi importante para a igreja católica porque um de seus reis Clovis (do ano 482 á 511) se converteu ao catolicismo e teve a igreja católica como sua aliada e os militares também, que em troca tinha religião.A igreja Católica já tinha um grande domínio sobre os povos e terras.E com o reino Franco como aliado seu domínio aumentou.

    O Sistema Feudal

    A Origem do feudalismo começou a parti da crise romana.O feudalismo foi uma formação social que era feita de valores romanos,católicos,
    germánicos,Este sistema dominou a vida dos reinos europeus do seculo X ao seculo XIII.

    Aluno:Julio Cesar De Souza Cabral
    Serie:6ªE
    Escola De Aplicaçao

    ResponderExcluir
  31. Os barbaros eram pessoas que viviam fora das froteiras do Imperio romano e não falavam latim.
    os principais grupos barbaros foram os: Germanos, Estavos e tartaros Mangois.
    Sendo o Germanos os principais.
    Esses barbaros pelo que eu entedi foram responsaveis pela pela queda do Imperio Romano e tambem responsaveis pela formação do sistema Feudal, pois esse sitema foi formado pela crise romana e os valores germanicos e catolicos.
    Clovis o rei do reino franco entre (482 e 511)provocou a expansão do domino franco e se converteu a igreja catolica fazendo assim que o catolicismo fosse seu grande aliado, e tambem fortalecendo a religião.
    Como o Sistema Feudal e formamdo por valores catolicos tambem se fortaleceu.

    aluna:Alanna iris A. de oliveira
    Escola de aplicação
    6E

    ResponderExcluir
  32. Jennifer Brito 3F

    O imperialismo foi a causa da fome e da violencia na Africa.
    Apopulação da Africa passa muita fome,ecaba morrendo de desnutrição .
    Ataxa de mortalidade è muito grande e cada vez mais vai aumentando .Por causa da fome que è muito
    E isso è causado pela ganancia do imperialismo que so querem riquesa e poder
    A bastante caso de estuplos na Africa em media de 3.000 a 5.000 mil casos de estuplos por dia.
    E a maioria de criança e adolescentes e isso leva a bastante doenças sexuais como a AIDS.Na A frica a maioria da população tem o viros da AIDS.
    E muitas não sabem ,AIDS é uma doença causada pelo virus,e não tem cura.
    Muitas criança e adolescente ja tem o virus da AIDS
    Algumas por causa do estuplo e outras por causa dos pais.
    O homem acaba adquirindo o virus e acaba passando para a mulher.
    Então como eles não se previne acaba passando a doença para os filhos.
    E essa maldida ganancia causa muito sofrimento,homilhação e fome tudo isso causado pelo imperialismo.

    ResponderExcluir
  33. O continente asiático abrigou importantes sociedades e vários impérios.
    Esses povos estabeleceram, ao longo dos séculos, intenso comércio - interno e também marítimo - entre diversas regiões.
    Ao longo da Idade Moderna, a atividade comercial asiática acabou influenciada pela atuação européia e, no século XIX, submetida, em sua maior parte, às potências colonialistas.
    - Consequências:
    Para muitos grupos das potências imperialistas, a nova colonialização trouxe lucros fabulosos, que aceleraram o desenvolvimento econômico e empresarial europeu.
    Sistematicamente espoliados, esses países caminharam para uma situação econômica de dependência, delineando as condições de países subdesenvolvidos dos dias atuais.

    ResponderExcluir
  34. O sistema feudal
    O império romano sofreu um longo processo de desestruturação.Um dos fatores que contribuio para isso foi as invasões bárbaras os romanos não tinham como proteger as suas fronteiras.Os herulos invadiram e derrubaram o imperdaor Romulo Augustulo no ano de 476.A varios tipos de povos bárbaros mas o que se destacaram foram os francos,clovis foi o primeiro rei franco ele fes parte da dinastia merovina esta dinastia recebeu este nome por causa de um ancestral de clovis chamado meroveu.Carlos Martel se tornou prefeito no SÉCULO VIII.Após a morte dele Pepino seu filho assumio a função do pai.
    Carlos magno filho de Pepino assumio no natal de 800.Com a morte de Carlos Magno no inicio do século Ix o trono foi ocupado por Luiz filho de Carlos


    serie:6D escola:Aplicação Aluna:thayna

    -

    ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,o

    ResponderExcluir
  35. ESCOLA:APLCAÇÃO
    SÉRIE:6ªD
    ALUNO:ALYSON DE SOUZA BARROS
    DATA:15 DE MARÇO DE 2010


    Eu entendi que o feldalis inicioçe na europa central por causa que os senhores feldais queriam que cuidassem das terras dele entam contrataram servos que cuidavam das terras para eles em troca ganhavam parte das terras dos senhores feldais

    e tambéma expansão imperialista européia na África após a primeira guerra mundial (1914-1918).Como resultado de sua derrota no conflito,a Alemanha perdeu os territórios da África de sudoeste, do tanganica e dos camarões.
    no mundo de hoje o imperialimo tem muitas consequencias como,a indiferença de ricos e pobres,preconceito racial entre outros,mas também há muita crueldade dos brancos com os pretos e há cada dia tem mais estrupos no África doenças sexualmente transmissíveis entre coisas piores.
    mas o ser humano tem que fazer de alguma maneira algo que pare com tudo isso,todas essas coisas que estam dominando nosso planeta e se nós não nos manifestarmos nosso Brasil vai acabar todo destruido e depois não adianta chorar mais por tudo que está acontecendo.E também um dos pontos em que deve ser mudado é que não deve haver mais escravos no mundo,pois os escravos são seres humanos como nos e ao não ser que eles sejam assalariados como em outros países, pois assim eles não vão ser mas escravos e sim trabalhadores de papel passado com todos os seus direitos e deveres,e sem nem um autotárismo da parte dos seus patrões porque eles são trabalhadores e não seu escravo ou servisal seu cão de guarda.

    ResponderExcluir
  36. O sistema feudal
    A crise do imperio romano aconteceu por causa das invasões bárbaras os romanos não conseguiam proteger mais suas fronteiras,as invasões bárbaras trouceram uma formação de vários reinos ex:germãnicos,hunos e tartaros-mongois.Os germanicos estavam divididos da seguinte forma [visigodos,ostrogos,hérulos,vÂndalos,suevos,anglo-saxões,bretões etc.Na pólitica não avia leis as decisões eram tomadas conforme as tradições.
    O primeiro rei franco foi cloves ele formou a dinastia merovingia.Eles defeniam quem era bárbaro,quem morava fora de roma e não falava LATIM .
    Aluna:Ianka souza Amaral Série:6D Escola:Aplicação

    ResponderExcluir
  37. Adrielle Cristina - 3º ano B -
    o neocolonialismo foi causado pela busca de novas fontes de matéria-prima a exemplo de ferro,manganÊs,cobre,algodão,trigo,como também de novos mercados para o consumo de produtos industriais das metropoles,superpopulação da Europa desejo de conquista de bases estratégicas,espirito e ambições nacionalistas.
    Esses e outros fatores ficam claros ao observarmos os paises colonizadores->França,Inglaterra,Alemanha,Itália,Espanha,Portugal e os colonizados:Argélia,Tunísia,Marrocos,sudão,Saara,Egito,Quênia,Rodésia,Camerun,tago,Africa do sudoeste,eritréia,Somália Italiana,Tripolitânia
    Rio de Oro,Guiné espanhola
    Guiné Portuguesa(Angola e Moçambique)dentre outros países.
    Outro ponto importante a ressaltar é a colonização tardia da Alemanha em relação a Inglaterra que terminou por deixar s colônias inglesas com a posse de territórios com maiores riquezas minerais a exemplo do ouro.

    ResponderExcluir
  38. ei esqueci de pôr a escola
    CPm-Alfredo Viana
    Adrielle Cristina 3ºAno B

    ResponderExcluir
  39. Venho aqui falar e comentar sobre o imperialismo.

    O imperialismo foi a política de expansão territorial, cultural e econômica das potencias européias no final do século XIX, logo após a segunda revolução industrial. Foi também chamado de neo-colonialismo pois possui muitas diferenças em relação ao período colonial. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: Matéria-Prima, Mercado consumidor e Mão-de-obra barata.
    No começo do século.xx, houve uma serie de fatores que contribuiram para o mundo moderno,pois surgiu ai a Revolução Industrial trazendo com ela o surgimento de métodos mais sofisticados para o aumento da produção e até mesmo mais conforto e luxo para nós.
    De taís modos, a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava sobre os países dominados, pois monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo.
    Aqui na América Latina temos políticas imperialistas que ultimamente vem tirando o direito democrático do povo.Temos como exemplo:Mahmoud Ahmadinejad que quer constituir armas nucleares ,bombas atômicas etc.
    Os organizadores internacionais, como a ONU tem combatido com veemência estas praticas do governo imperialistas e ditatoriais.
    Para se combater estas praticas é preciso muita luta .É possível acabar com isso educando o povo , esclarecendo os mesmos.Pois a educação traz o progresso para qualquer nação.

    Colégio da Policia Militar - Alfredo Viana
    Aluna: Raísla Castro
    Série: 3° A

    ResponderExcluir
  40. Mikelly soraya 3º B
    CPM-Alfredo Viana

    O imperialismo significou a expansão do capitalismo industrial e esteve ligado a consolidação do capitalismo monopolista, no qual se formaram os grandes conglomerados econômicos
    que dominam determinadas áreas da produção, assinalando um monopólio sobre o setor.
    O imperialismo foi um sistema de dominação realizado, sobretudo, por meio de controle
    de mercados e,em muitos casos sem controle político direto.
    Mesmo estabelecendo uma extensa gama de justificativas, as nações, imperialistas forças responsáveis pela criação de uma série de problemas nos países dominados.O tal "projeto civilizatório" defendido pelos partidários do neocolonialismo acabou trazendo mudanças e problemas que não se encerraram ainda hoje.

    ResponderExcluir
  41. Escola de aplicação
    Serie:6ªD
    Aluno:Anderson da silva moura rodrigues

    Eu entendi que entre os principaisfatores da crizedo imperioestava a grande estenção das suas fronteiras.E para manter as invasões barbaras protegidas exigiam dinheiro do estado para pagar o exercito.

    A dificuldade de guarda as fronteiras eram tão grande que o imperio deixou de envestir na conquista de novos territorios.

    A principal comsequencia foi que a entradade novos escravosno imperio sofreuuma drastica redução.Diminuindo o numero de escravos,o preço deles aumentaram,a produção diminuiue os prodtos ficaram mais caros.

    Esse quadro afetou a economiu da penisula italica,a principal regiãoescravista do imperio.Como os escravos vinham dos povos dominados pelos romanos,o fim da guerra de conquista e a concorrencia economicadas provinciasafetaram as propriedades escravistas da penisula,que seviramcom poucosmercados e reduzidas mão-de-obra.

    ResponderExcluir
  42. Aluno: Leonardo Ferreira de Souza
    Série: 6 Turma: “D”
    Escola: Escola de aplicação Vande de Souza Ferreira

    Queda de Roma

    O império romano teve várias crises, sem dúvidas a pior foi a sua queda.
    O império romano ficou pobre a ponto de não poder pagar os escravos que guardavam a fronteira, fora da fronteira existia os povos denominados bárbaros (povos que eram analfabetos e não falava latim).Vendo o império romano fraco os povos bárbaros deram inicio a invasão e para eles já era vitória garantida.

    Sistema feudal

    O sistema feudal foi constituído por vários reis francos e o que mais se destacou foi Carlos Martel que lutava pelos direitos e governava muito bem o império. Seu sucessor foi seu filho Pepino(o breve). Pepino se afastou do cargo temendo ser chamado de usurpador por que queria ter apenas o cargo de governante, daí então o cargo foi passado para seu filho Carlos Magno que na época em que teve posse, mas no século IX ele veio a falecer passando o cargo para Luís, o piedoso.
    A igreja católica na época tinha muita posse e Luís quis afastar a igreja nos assuntos do império e isso provocou a luta pelos herdeiros do reino
    Na morte de Luís, ocorreu a assinatura do tratado de Verdum que estabeleceu a divisão do reino.E o império foi dividido entre os três filhos de Luís que eram:Carlos( o Calvo), Lotário e Luís.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. O neocolonialismo ocorreu entre os séc. XIX e XX, e foi a tentativa encontrada por algumas potências industriais: entre elas Rússia, Itália, EUA, França, Bélgica entre outras, para obter novas matéria-prima para aumentar a produção do seu capital consequente a estes fatos teve-se a várias guerras entre essas nações para tomarem as colônias umas das outras...Porém esses países tiveram também muita destruição e prejuízos, pois com a ascenção da burguesia o poder ficou descentralizado e esses territórios acabaram por perder seu Rei e ter que lutar ao lado da burguesia trabalhando nas colônias e gerando lucro apenas para o país que colonizava.

    ResponderExcluir
  45. [b]Joisyleide Gonsalves


    O Neocolonialismo foi iniciado por essas potências a fim de encontrar novas possibilidades de obtenção de matérias-primas e produtos alimentícios que faltavam em seus territórios. Havia ainda outros interesses, como a expansão do mercado consumidor, devido ao aumento da produção gerado pela Revolução Industrial. Estes países necessitavam ainda escoar seus capitais disponíveis. O crescimento desordenado da população européia também pedia disponibilidade de novas terras a serem ocupadas. Um dos grandes problemas do neocolonialismo é a forma como se deu a "partilha" dos territórios africanos, por exemplo.

    ResponderExcluir
  46. Romero Franklin 3º C
    CPM- Alfredo Vianna

    Imperialismo foi a prática através da qual, nações poderosas procuraram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.
    Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870. Embora Imperialismo signifique o mesmo que Colonialismo e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro.
    Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania.
    Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente.

    ResponderExcluir
  47. ARISTOCLÁTICO 3ºANO C
    hoje aula foi muito empolgante pois falou sobre o imperialismo e NEOCOLONIALISMO que ocorreu na segunda metade do século XIX.ALGUNS Países COM INGLATERRA,FRANÇA,ALEMANHA, BÉLGICA E ITÁLIA eram grandes potências .todos esses países estavam interessados em forma grandes impérios econômicos.sendo assim dirigiram-se para alguns continentes e um deles é África.
    África é um pais rico,mas que ao mesmo tempo pobre pois é um pais muito explorado pelas grandes potências européias que lutavam entre si para aumentar sua margem de lucro.
    aristoclatico 3ºano c
    cpm-ba

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Bárbara Verônica
    3ano A

    O processo de exploração econômica e dominação ,política estabelecendo pelas potências capitalistas emergentes ao longo do séc.XIX e inicio do séc. XX que culmina com a partilha da África e da Ásia ( Colonização da África e da Ásia ) .A disputa por novos mercados envolveram o Reino Unido , França ,Bélgica foram as primeiras potencia industrializadas . Alemanha e Estados Unidos , que conhece o apogeu industrial e econômico , a Itália o e Japão que estavam ingressando na via da industrialização.
    Os paises industrializados necessitavam encontrar novos territórios ricos e com matéria-prima , e em novas regiões investir o capital , crescia a população e o fornecimento de mão-de-obra barata.
    As inovações técnicas na Revolução Industrial e a exploração de novas fontes de energia, aumentam a capacidade de produção das industrias , além da força de buscar novos mercados .

    ResponderExcluir
  50. CPM
    Aluna : Ana Carla Ribeiro Rocha
    Série : 3 ano turma C




    O imperialismo iniciou no XIX,quando paises como a Inglaterra, França, Alemanha, Italia, Belgica, Espanha e Portugal sentiram necessidade de aumentar suas margens de lucro investindo explorando e dominando países como à África, Ásia e Oceania.
    Com a revolução industrial, o mundo passou por uma grande transformaçãe economica. Os países imperialista, tiveram necessidade de explorar novas fontes de materias primas como, ferro, cobre,petróleo,manganes, etc.
    . necessidade de novos mercados
    . de aplicar o capital exedente
    . formação de exercitos para protejer as colonias.
    . progresso tecnologico.
    Aos paises explorados restaram, apenas muita miseria, pobreza, e fome como é o caso da Africa !

    ResponderExcluir
  51. Escola de Aplicação
    Aluno: Heverthon monteiro
    Série:5ªD


    Sistema feudal

    O sistema feudal foi constituído por vários reis francos e o que mais se destacou foi Carlos Martel que lutava pelos direitos e governava muito bem o império. Seu sucessor foi seu filho Pepino(o breve). Pepino se afastou do cargo temendo ser chamado de usurpador por que queria ter apenas o cargo de governante, daí então o cargo foi passado para seu filho Carlos Magno que na época em que teve posse, mas no século IX ele veio a falecer passando o cargo para Luís, o piedoso.


    A crise econômica da Roma


    A roma teve uma grande crise financeira, a ponto de não pagar os soldados, para proteger as fronteiras.Já fora dessa fronteira existia os povos bárbaros(os povo que não falavam em latim e eram analfabetos.), e com essa crise que não dava para pagar os soldados, a roma foi invadida pelos povos bárbaros já era vitória garantida.

    ResponderExcluir
  52. CPM
    Aluna:Micaelle Santos
    Série: 3º ano
    Turma:C


    O imperialismo iniciou-se no século XIX,a essência do imperialismo é o domínio de uma nação sobre outra ou outras.
    Países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais.Com o objetivo de aumentarem seus lucros e terem o reconhecimento industrial internacional foram colonizar a África, Ásia,por exemplo, dominando e explorando esses povos, desrespeitando-os totalmente.
    O imperialismo trouxe crescimento, mas também trouxe miséria.Muitas colonias herdaram dos europeus uma série de conflitos,paises marcados pela exploração, subdesenvolvimento e dificuldades politicas, como na África!

    ResponderExcluir
  53. Nome: Renata Brito de Carvalho
    Serie: 6 "D"
    Esola: Apicação



    A formação do sistema feudal

    Um mundo rural e auto-suficiente. Assim era a sociedade medieval. Grande parte da população era formada por servos, pessoas que estavam presas à terra por forte tradição e antigos vínculos jurídicos.
    Responsáveis por quase todo o trabalho nos feudos, os servos estavam submetidos à autoridade dos senhores feudais. Eram estes últimos que detinham todo o poder dentro dos limites de suas terras. Decidiram sobre a produção, a justiça e muitas das praticas sociais. Acima dos servos e dos senhores estava o poder de Deus representados na terra pelo o papa e o alto Clero da igreja católica. Regidamente organizada, a sociedade feudal quase não permitia mobilidade social. Aquele que nascia servo estava destinado a produzir, por toda a vida, o sustento de senhores feudais e autoridades religiosas.

    Invasões Bárbaras

    Habitando as regiões fronteiriças ao Império Romano, os povos bárbaros foram penetrando os territórios de Roma em um processo lento e gradual. Inicialmente, dado o colapso da estrutura militar e as constantes guerras civis, os imperadores romanos realizavam acordos, pelos quais os bárbaros ganharam o direito de habitar essas regiões. Em troca, eles defendiam a fronteira da invasão de outros povos.
    O processo das invasões bárbaras foi de grande importância para que o Império Romano e seu conjunto de valores e tradições passarem por um processo de junção com a cultura germânica.
    Dessa maneira, a idade média, além de ser inaugurada pelo estabelecimento dos reinos bárbaros, também ficou marcada pela mistura de instituições e costumes de origem romana e germânica.

    ResponderExcluir
  54. CPM
    Aluna : Ulysses Silva Rocha
    Série : 3 ano turma B

    O imperialismo iniciou no XIX,quando paises como a Inglaterra, França, Alemanha, Italia, Belgica, Espanha e Portugal sentiram necessidade de aumentar suas margens de lucro investindo em uma nova corrida por matérias primas explorando e dominando países da África, Ásia e Oceania.
    Com a revolução industrial, o mundo passou por uma grande transformação econômica. Os países imperialista, tiveram necessidade de explorar novas fontes de materias primas como, ferro, cobre,petróleo,manganes, etc.
    e com isso Precisaram de :
    . necessidade de novos mercados (para vender seus Produtos)
    . formação de exercitos para protejer as colonias.
    . progresso tecnologico.
    Com isso os Paises que foram explorados restou, apenas muita miseria, pobreza, e fome. Tudo por causa do Neocolonialismo e seus Colonizadores.

    ResponderExcluir
  55. Colégio da Polícia Militar -Alfredo Viana
    Aluna:Ana Caroline Félix
    3ºAno B

    O Imperialismo

    Causas

    *Acumulação de capital na Inglaterra
    *Desenvolvimento do capitalismo e sistema bancário
    *Existência de minas de carvão e ferro em solo inglês
    *Mão-de-obra barata e abundante
    *Novas invenções que aperfeiçoaram a produão
    *Localização geográfica da Inglaterra

    Consequências

    *Aparecimento do capitalismo industrial
    *Liberalismo econômico
    *Desenvolvimento tecnológico
    *Nascimento dos sindicatos:orgãosde representação dos trabalhadores
    *Lutas pelos novos mercados e consumo e de matéria-prima

    Influêcias para o mundo hoje

    *Com a moderna sociedade industrial se desenvolveria,também um mundo,estremamente feiocom grandes desequilibrios ecológicos e grande sindices de miséria.

    *Mecanização,novos produtos,poluição ambiental e conflitos sociais,cada vez mais,passariam a fazer parte do cotidiano da maioria da sociedade.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. A FORMAÇÃO DOS REINOS BARBAROS
    Eu entendi que o império romano tinha vários grupos, eram os:
    Germanos, eslavos e Tártaro-mongóis. Os germanos foram os mais importantes para a formação do sistema feudal, e a organização política dos germanos era muito simples. o governo era formado por uma assembléia de guerreiros , que eram homens da tribo em idade adulta.quando era o tempo da guerras não era mas a assembléia de guerreiros que governava era uma instituição denominada comitatus.A forma que os germanos viviam de uma agricultura rudimentar, da caça e da pesca.
    O SISTEMA FEUDAL
    O feudalismo foi uma formação social. E teve vários aspectos:
    >>retorno ao campo
    >>apareceu o colonato
    O sistema feudal dominou durante vario tempo na Europa. Tinha quatro aspectos: a política que e composta por suserania e vassalagem, sociedade que era composta por nobreza, clero, e os servos, a igreja que assumiu a papel muito importante que era de ensinar nas instituições publicas, tinha também a economia que também tinha sua importância


    escola de aplicação
    aluna:Luiz Fernando Lopes da Silva
    serie:6ª"C"

    ResponderExcluir
  59. Thales Coelho De santana .. 6 Serie , Turma C !!!

    Pesquisa de recuperação .

    - Crise fo imperio romano :

    No inicio do Século III, que o Império Romano começou a Cair de modo acentuado. Entre inúmeras razões, destaca-se a crise do escravismo, os escravos tambem eram um dos pilares da riqueza de Roma, a maioria deles eram prisioneiros de guerra.

    - A formação fo feudalismo .

    o Feudalismo formou-se na Europa Ocidental, para isso eles tiveram de enfrentar muitas coisas , por exemplo a formação dos Reinos Bárbaros e a desagregação do Império Carolíngeo no século IX.

    - As invasões dos Barbaros .

    A desordem política e a disseminação do cristianismo foram dois fatores que, somados às Invasões Bárbaras e isso prejudicou muito a todos nós !!! O processo das invasões bárbaras foi de grande importância para que o Império Romano e seu conjunto de valores e tradições passassem por um processo de junção com a cultura germânica...

    e esse foi o resumo de tudo que entendi sobre o que eu estudei !!!

    ResponderExcluir
  60. COMENTÁRIO



    A FORMAÇAO
    DO
    FEUDALISMO

    A formação do feudalismo, se desenvolveu num longo período, que engloba a crise do Império Romano a partir do século III, a formação dos Reinos Bárbaros e a desagregação do Inpério Católico no século IX.
    A formação do feudalismo, na Europa Ocidental, envolveu uma série de elementos estruturais, de origem românica e germânica, associados aos fatores conjunturais, num longo período, que engloba a crise do Império Romano a partir do século III, a formação dos Reinos Bárbaros e a desagregação do Império Católico no século IX.


    Crise Do Império Romano

    No século III, o Império Romano sofreu um enorme processo de desestruturação. Uma das principais consequencia foi a diminuição de números de escravos, eles tiveram dificuldade de guardar as fronteiras que resolveram deixar de investir na conquista de outros territórios.



    AS INVASÔES DOS BÁRBAROS

    As Invasões Bárbaras, foi um dos fatores que influenciaram a crise do Império Romano.A desordem politíca do cristianismo foi um fator que, somada às Invazões Bárbaras e isso prejudicou o Império Romano.



    Escola de Aplicação
    Aluna: Fernanda Ádla Sousa Santos
    Série: 6 Turma: C
    Data: 19/03/2010

    ResponderExcluir
  61. Escola de Aplicação Vande de Souza Ferreira
    Nome: Maria Teresa Oliveira Campos
    Série: 6ª "C"

    Os romanos, a exemplo dos gregos, chamavam de "bárbaros" a todos aqueles que não tinham seus costumes e que não falavam sua língua. Entre esses povos, estavam os germanos, cujas invasões provocariam a desestruturação do Império Romano do Ocidente.A partir do fim do século III, com o enfraquecimento do poderio de Roma, alguns povos que habitavam nas proximidades das fronteiras do Império começaram a se instalar pacificamente em seu território, como aliados, isto é, como colonos e, sobretudo, como soldados.No final do século IV, os hunos, povo guerreiro de origem asiática, chegaram a Europa oriental e mudaram esse quadro, acelerando o processo de desintegração do Império Romano. Praticamente empurrados pelas invasões dos hunos. Os povos germânicos levariam de roldão as fragilizadas defesas das fronteiras romanas. Assim, francos, burgúndios, alamanos, ostrogodos, visigodos, anglos saxões invadiam e pilhavam as cidades do Império.
    Crise do Império Romano

    Foi a partir do século III, que Império Romano começou a declinar de modo acentuado. Entre inúmeras razões, destaca-se a crise do escravismo.

    Sabemos que o trabalho escravo era um dos pilares da riqueza de Roma, a maioria deles eram prisioneiros de guerra. Ocorre, no entanto, que desde o final do século II, as guerras de conquistas praticamente cessaram, fato que diminuiu muito o número de escravos à venda. Com isso, o preço deles foi ficando cada vez mais alto. Essa crise afetou duramente a agricultura e o artesanato, setores que dependiam do escravo para produzir em grande quantidade, pois visavam à exportação.

    ResponderExcluir
  62. Professor
    Fooi difícil eu postar viu...

    ResponderExcluir
  63. Escola de Aplicação Vande de Souza

    Aluna: Shirley de Souza B. Malaquias
    Data: 19/03/2010
    Prof: Carlos Henrriquoi
    Serie: 6° C


    Resumo

    Eu entendi que a crise do Império Romano foi os esvaziamentos das cidades, na roma tinha mais de um milhão de habitantes com essa crise passou a ter menos de 300 mil habitantes, diminuiu a possibilidade de ter empregos nas cidades, diminuiu as atividades econômicas.

    Bom com as invasões bárbaras, eles queria vários dinheiros para pagar a quem eles deviam, como por exemplo, os funcionários.

    Com isso tudo, as dificuldades nas fronteiras revolucionaram muitas coisas como a redução de escravos e os produtos ficaram mais caros.

    E também vou falar sobre a formação do feudalismo.
    O que eu aprendi sobre o feudalismo.

    O feudalismo é definido como uma organização social e política baseada na fidelidade entre homens.

    O feudalismo começou a se formar com a crise do império.
    Essa organização ficou com o resultado ocorrido na sociedade romana.

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Milena Lacio
    Escola de Aplicação
    6ª C
    __________________________

    A partir do século III o Império Romano passou por um grande processo de desestruturação & uma das principais causas estava na sua grande extenção de fronteiras & que para manter essas fronteiras protegidas se exigia muito dinheiro do Estado , para poder ser pago o exército e manter a infra-estrutura !
    As Invasões dos bárbaros foi um dos que influenciou crise do Império Romano.A desordem politíca do cristianismo foi um fator que , somado as invasões bárbaras prejudicou muito o império romano . & a formação do feudalismo, se desenvolveu num longo período, em que engloba a crise do Império Romano a partir do século III, a formação dos Reinos Bárbaros e a desagregação do Império católico no século IX ....

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. O tmpério romano sofreu uma destruição que fez com que vinhece a crise ,eo caso da crise foi a expanção de terras , pois para podela manter essas terras livres e invasão dos bárbaros ele teve que ter mais funcionarios , e com mais funcionarios teria que ter mais diheiro , uma das coisas ais díficies na quela crise . DEvido a essa crise eles deicharam de investir em outras terras , Os gastos que tinha com a segurança com as terras era tão grandes que mesmo que vinece dinheiro de outros beneficies eles não tinha como pagar-los , assim teve que deminuir a quantidade de escravos e com pouca quantidade de escravos fez cim que deminuise a produção e assim os´produtos ficaram mais caros . E a penísula Itálica foi a principal região escravista do imperio . OS barbaros não tinha intituição comparada as romanas eles os barbaros se baseava em constumes antigos transmitido oralmente ,e com e com essa forma a amizade entre os reis eos súditos fosem como obrigação por exemplo laços de fidelidade e honra . A TRANSFORMAÇÂO DO FEUDALISMO: O feudalismo é tipo uma organização de social a se forma e entrou em declínio no século XIV . A forma que eles se organizava deu uma tranformação na sociedade romana III , os povos germânicos e a adiministração carolína na Europa Central.



    aluno : Beatriz da silva perez
    Serie: 6 C
    Data: 19/03/10

    ResponderExcluir
  69. A Formação do Feldalismo

    O feuldalismo foi formado na europa ocidental depois da queda do imperio Romano com esse acontecimento formaram-se os reinos barbaros e a desunião Império Carolíngeo no seculo IX.

    Invasões Barbaras

    As invasões barbaras foi um dos fatores que influenciaram a queda do imperio romano. A desordem politica do cristianismo foi um dos fatores que junto as invasõe barbaras prejudicol o imperio romano.

    Crise do Imperio Romano

    No seculo III o imperio Romano sofreu uma desestruturação uma das principais coisas que fez com que isso a contececi foi a diminuição do numero de escravos eles tiveram dificudades em proteger as fronteiras e desistiram de conquistar outros estados.

    A importância do reino Franco

    O reino Franco foi importânte para a igreja catolica por que um de seus reis Clovis o (primeiro rei franco) se converteu ao catolicismo pois assim a religião catolica teve o apoio do rei clovis,O Reino Franco tornou-se o mais importante e sua trajetória pode ser percebido desde seu início com Clóvis

    OBS:. O feldalismo era uma forma de organisação social e politica.
    A aliança com a Igreja Católica teve grande importância para o fortalecimento do poder real e para sua política de conquistas territoriais.

    Escola: de Aplicação
    Aluno(a):Ester Alves da Cruz
    Série:6º Turma:C

    ResponderExcluir
  70. Escola de Aplicação Vande de Souza Ferreira
    Aluno:Adão Thalisson Castro Guimarães
    Série:6ª"C"

    Crise do Imperio Romano

    O esvaziamento das cidades foi uma consequencia do império romano por exemplo, no auge do império existia mais de 1 milhão de habitantes ;chegou a ter menos de 300 mil com o avanço da crise.

    Os fatores que contribuiram para esse esvaziamento

    *Adiminuição da atividade econômica limitou a possibilidade de obter trabalho nas cidades .

    *Bárbaros e assaltantes passaram a saquear as cidades, tornando-as inseguras (nas cidades costeiras,houve também a ação de piratas).

    Por esses motivos muitos citadinos foram procurar abrigo.

    As Invasões dos Bárbaros

    O processo das invasões bárbaras foi de grande importância para que o Império Romano e seu conjunto de valores e tradições passassem por um processo de junção com a cultura germânica.
    As Invasões Bárbaras, foi um dos fatores que influenciaram a crise do Império Romano.

    A Formação do Feudalismo

    O feudalismo era uma forma de organização social e política baseada na relação de fidelidade e depêndencia entre os homens.
    Com a crise do império romano o feudalismo começou a se formar e entrou em declínio no século XIV.Essa forma de organização resultou em transformações a partir do século III na sociedade romana,combinadas com a cultura dos povos germânicos e a administração carolíngia na Europa central.

    ResponderExcluir
  71. Thaylla Santos de Souza Lima
    6ªC
    Escola de Aplicaçao

    A formação do feudalismo:
    o feudalismo começou a ser formado da crise do imperio romano,o feudalismo era definido por uma forma de oraganização politica e social.
    eles tinham uma grande necessidade para defenderas terras dos vikings e os árabes e os húngaros ajudaram a deixar mais forte o poder local.

    A crise do imperio Romano:
    Uma das importeantes consequensias da crise do imperio romano foi foi a diminuição da população.Dois dos fatores da crise são a diminuiçao da atividade econômica e bárbaros e alguns assaltantes começaram a roubar a cidade.

    As ivasões Bárbaras:
    Foi um dos fatores que deu origem a crise do Império Romano.A indisciplina politíca do cristianismo foi um conseito que, somada às Invazões Bárbaras e isso atrapalhou o Império Romano

    ResponderExcluir
  72. Imperialismo é a política ocorrida na época da Segunda Revolução Industrial. Trata-se de uma política de expansão territorial, cultural e econômica de uma nação em cima de outra. O imperialismo contemporâneo é chamado de neo-imperialismo, pois possui muitas diferenças em relação ao imperialismo do período colonial. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: Matéria-prima, Mercado consumidor e Mão-de-obra barata.
    Esta prática está registada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.
    Na África todas as aquelas pessoa que vivem lá passam por muitas coisas elas não tem paz, estão no meio da doença, da fome...
    Esperam que um dia suas vidas sejam melhor.

    COLÉGIO MODELO
    ALUNO: TIAGO P. SALES
    SÉRIE: 3° H

    ResponderExcluir
  73. O Imperialismo foi uma realização dos países europeus que se iniciava com a França nos territórios da Argélia,Tunísia e Marrocos.
    Os Países europeus partilharam o continente africano entre si e disputaram as colônias com o interesse de riquezas naturais como ouro,cobre e diamantes e regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo.necessitavam encontrar territórios ricos em matérias-primas para abastecer suas economias e novas regiões para investir o capital excedente. Além das colônias comerciais, as colônias de assentamento deveriam atender aos problemas de crescimento populacional e de fornecimento de mão-de-obra numerosa e barata.

    CPM
    Al:Daniele S. Leite
    3º ano'A'

    ResponderExcluir
  74. O Príncipe


    No I capítulo fala sobre principados, que são aqueles tem autoridade sobre os homens, como todos os estados e todos os governos. Mas têm um porem, eles são principados quando seu sangue é nobre a muito tempo. E os domínios são submetidos a um príncipe que a comanda.
    No II capítulo, dos principados hereditários: Diz que prestara atenção nos principados, e vai dizer como deve ser governantes, para a preservação dos estados hereditários que deve ter seu príncipe em ordem, por que aqueles que forem de capacidade, sempre estará no poder. Na antiguidade o poder, apaga as lembranças que deixa lançada a base.
    No capítulo III fala que aqueles que são novos membros no estado hereditário se chamam quase misto, por que suas variações resultam de uma natural dificuldade a todos os novos principados. Os estados conquistados a um estado antigo, são fáceis mantê-los sujeitos, por que quando não estejam habituados a viver em sua liberdade, será bastante extinguido a príncipe que os governavas e conservando suas velhas condições de costumes. Quando se conquista território numa província com línguas, costumes diferentes surgem às dificuldades é e preciso ter sorte para mantê-los. Uma coisa natural e comum e o desejo de conquistar, quando os homens podem fazê-lo, louvados serão, mas quando querem de qualquer maneira, ai esta o erro, e a censura. E pelas grandezas de riquezas se extraiu uma regra, que nunca falha, quem e que causa uma grandeza de riquezas arruinar-se, e para aquele que se tornou poderoso por que esse poder resulta um suspeito.

    Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
    Aluno: Joeme da Silva Pereira
    Serie: 2ª ano turma: F Nª: 25 Profª. Carlos Henrique

    ResponderExcluir
  75. COLEGIO MODELO LUIS EDUARDO MAGALHAES
    SAIURE NUNES DE ALMEIDA
    2F

    COMENTARIO SOBRE OS 3 PRIMEIROS CAPITULOS DO LIVRO 'O PRÍNCIPE N. Maquiavel '

    Cap 1 :No primeiro capitulo, ele fala de quais tipo são e como se adiquirem os principados que é todos os estados, todos os governos que tiveram e tem autoridade sobre os homens. Que podem ser hereditário, quando seu sangue senhorial é nobre há já longo tempo, ou os novos, os novos podem ser totalmente novos ou o são como membros acrescidos ao Estado hereditário do príncipe que os adquire.
    Cap2: explica mais sobre o principado hereditário, que é bem mais fácil de ser mantido do que os principados novos e usa o Duque de Ferrara como exemplo.
    Cap3: fala sobre os principados novos, que são os que tem mais dificuldade, diz qual são as dificuldades e como enfrentalos , cita vários exemplos , o que mais me chamou a atenção foi o de Luís e o seis erros : eliminou os menos fortes; aumentou na Itália o prestígio de um poderoso; aí colocou um estrangeiro poderosíssimo; não veio habitar no país; não instalou colônias e tomou os territórios aos venezianos

    ResponderExcluir
  76. Escola de aplicação
    aluno(a): vitoria myrella
    Prof:Carlos Henrique
    serie:5 C

    Tema:egito antigo(cultura e religiosidade)

    Religião do Antigo Egito

    De religião politeísta, os egípcios adoravam deuses antopormófica (sob a forma humana) e antropozoomórfica( corpo humano com a cabeça de um animal). O deus mais importante era Rá (depois Amon-Rá), mas o mais popular era Osíris. Acreditando que os mortos podiam voltar à vida, desenvolveram a mumificação.
    A Cultura do Egipto envolve muitas nuances, de acordo com cada período histórico do país.

    É impossível falar da cultura do Egito sem antes pagar um justo tributo a um factor natural que foi preponderante para o desenvolvimento da civilização egípcia em uma estreita faixa de terras cercadas por desertos: a água.

    O Rio Nilo é a base de tudo. Rio que nasce no coração da África, atravessa o deserto e deságua no Mar Mediterrâneo. Era o Nilo que fornecia a água necessária à sobrevivência e ao plantio no Egipto. No período das cheias, as águas do rio Nilo transbordavam o leito normal e inundavam as margens, depositando ali uma camada riquíssima de húmus, aproveitada com sabedoria pelos egípcios para o cultivo tão logo o período de enchentes passava.

    A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida e aplicada pela civilização do antigo Egipto na beira do vale do rio Nilo no Norte de África. Esta manifestação artística teve a sua supremacia na região durante um longo período de tempo, estendendo-se aproximadamente pelos últimos 3.000 anos antes de Cristo e demarcando diferentes épocas que auxiliam na clarificação das diferentes variedades estilísticas adoptadas: Período Arcaico, Império Antigo, Império Médio, Império Novo, Época Baixa, Período ptolemaico e vários períodos intermédios, mais ou menos curtos, que separam as grandes épocas, e que se denotam pela turbulência e obscuridade, tanto social e política como artística. Suas crenças eram tão grandes que eram capazes de mumificar seus deuses. O processo de mumificação era tão complexo, que hoje em dia, por serem tão difíceis, poucos egípcios sabem como mumificar alguém

    Na República Árebe do Egito Egito destaca-se, principalmente a questão de serem politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses

    ResponderExcluir
  77. entende-se que o livro do principe maquialvel, Trata-se de um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo pensamento humano, que tem o conceito de modernisar os estados atravez de conhecimento, porem apresenta maneirasde conduzir negocios públicos dentro e fora do seu governo com proposito de conquistar e se manter em seu principado.
    Maquiavel, descreve as formas de poder e os dois principais tipos de governo: as monarquias e as repúblicas.Adotando o que um lider, ou seja um principe saiba ultilisar de maneira adequada tudo o que esta ao seu alcance,dando-lhe virtudes necessarias para que seu governo se prolongue.fazendo o que for possível para garantir a segurança e o bem-estar.
    O livro retrata a experiência de Maquiavel em analisar as estruturas de um governo, oferecendo ao Príncipe Lorenzo de Médici uma forma de manter-se permanentemente no poder, sem ser odiado por seu povo.

    colegio: Modelo.
    aluno: Luanderson Cleiton.
    Serie: 2º F
    Turno: Vespertino
    Profº: Carlos Henrique

    ResponderExcluir
  78. entende-se que todos os paises e os estados que tiverão que poder sobre os homens foi e são chamados de república ou principados.E esses pricípados hereditarios são pelo o sague ou quando o seu senhor foi por muito tempo príncipe,ou seja,já estão acostumados a viver a um príncipe ou ser livre,e eles são conquistado por eles mesmos ou pela sorte.
    Nos estados hereditarios aprende a linhagem do seu príncipe,mas eles não tem que muita dificuldade com isso do que os novos.Por isso eles tem que preferir os constumes do antepassado.E tem que saber governar pra o tal príncipe natural ele tem mais razão e menos necessidades de ofende-la.No passado e a continuação apagadas as causas das inovações e a lembrança.Mas nos príncipados novos é que tem mais dificuldades,mas toltalmente novo é mas com pessoas anexadas que chama-se quase mista.As variações principais de uma principal dificuldade que é em todos os principados novos.E essas pessoas mudam de senhor com satisfação pensando em melhorar a sua crença, leva a alcançar as arma contra os seu senhor

    ESCOLA:MODELO LUÍS EDURDO MAGALHÃES
    Aluna:GERLANE OLIVEIRA DA SILVA
    Serie:2F

    ResponderExcluir
  79. Maquiavel

    Bom esse vai ser meu resumo entre os três primeiros capitulos de Maquiavel do que eu li e achei de mais importante.

    Os estados e todos os governos tem sobre o poder aos homens.Os principiados ao senhor ao tempo muito longo são novos,os novos foi como Milão para Francisco Sforza,assim eles são acrescidos ao Estado hereditário do principe e assi estão adquiridos a um principe ou habituados a ser livres.
    Os principiados são as considerações aos temas,discutindo esses principados e que podem sergovernados e mantidos.Nos estados hereditários são à linhagem do principe,o principe natural tem menos razões e necessidade de ofender,e isso se faz odiar por vícos demasiados grandes,e que é naturalmente benquisto de todos.
    Os principiados novos residem a maior dificuldades,eles são membros anexado ao seu conjunto e há varias decorrencias natural em que se encontra os principiados novos.E que o modo de muitos inimigos que se ofedem a várias ocupação dos principiados e els não pode satisfazer maneiras que eles imaginava.
    Milão foi tomado as razões mais que naturais que foram expostas pela primeira vez,e a sua segunda vez que fo dispunhado aos seus remédios o rei da França foi o que simulou suas circunstâncias para poder se manter a sua posse melhor ao que se fez a França.
    O principe governava-se as muitas outras coisas que se conservando-se as condições muitos velhas e a alteração de muitos costumes e que se viu a muito tanto tempo com a França.
    Por isso eles são muitos necessarios a posse do turco em relação a Grecia.Somente a quem são tomados os campos e ele se cedê-se a habitantes novos em relação à França,examinaram coisas importantes.
    O rei Luís ele foi conduzido à Itália e pela ambição dos venezianos eles são desejos censurados a muitas decisõe,e que essas decisões teria muitas coisas boas ao êxito.
    Os venezianos consideram a temeridade de decisões que haviam tomado para ser conquistado dois pequenos territórios na Lombardia.
    O rei Luís perdeu a Lombardia portanto por não ter respeitado as normas nenhuma que se observava as conquistas das pronvíncias.
    Nadja Jamille 2ªF

    ResponderExcluir
  80. Com base nos três capitulos os estados e os governos tême tiveram poder sobre os homens eles são principados ou repúblicas.Sãohereditarios principados quando o sangue seu senhor tinha sido longo deste do tempo pricipe,ou são,novos.Milão para Francisco foi toltamente novoa,ou menbros cresidos ao estado hereditario.
    O Principe a ou habituados a ser livres,com as proprias armas,pela sorte e virtude.O mesmo afirma que vai trata-se das repúblicas longamente em outro local,e que se dedica-se apenas aos principados,tambem afirma que nos estados hereditarios afeiçoar a linhagem do seu principe,que são bem menores as dificuldades em mante-lo do que nos novos.O principe
    natural tem menos necessidades e razão de ofender foi por isso que conclui que devia ser mais amado.Na antiguidade continuidade foram apagadas as causas dsa inovações e as lembranças para a edificação de outra.Mas nos principados novos é que residem as dificuldades esse conjunto pode ser chamadr -se quase misto, que decorrem principalmente de uma natural dificuldade que se encontra-se em todos os principados os principais novos.

    Escola:MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
    Aluna:jaine reilane
    Serie:2F

    ResponderExcluir
  81. Comentário sobre o livro O Príncipe....

    O primeiro capítulo do livro fala sobre o livro e seu autor!Livro: "O Príncipe" ou "II Principe" e seu autor Nicolai Maclavelli.Esse capítulodiz que o titulo original era De Principatibus(Dos Principados).Maquiavel sempre se referia a este opúsculo em q trabalhavaou que já havia concluido.A primeira trata realmente dos pricipados, mas a segumda é dedicada aos príncipes.no capítulo II ele deixa bem claro algumas coisas que ele vai tratar ou dedicar-se.Como ex:
    1-Tratar das repúblicas porque delas tratou longamente em outro local.
    2-Dedicar-se somente aos principados;Nisso ele quer dizer que avera considerações, e discutir copmo os principados podem ser governados.

    Ele afirma também que nos estados hereditários e afeiçoados á linhagem do seu príncipe,são bem menores que as dificuldades em mantê-los do que nos novos, porque não basta preteriros custumes dos antepassados e,depois,saber governar de acordo com as circunstâncias,de modo que,se tal príncipe for dotado de ordinário capacidade,sempre se mantera no poder,a menos quem um extraordinário tenha a capacidade excessiva força venha priva-lo dele.
    No capítulo III fala q nos novos principados residem as dificuldades.Os homens mudam de senhor com satisfação,pen]sando melhorar,e esta crença os leva a lançar mão de armas contra o senhor atual.O que na verdade depois de tudo isso feito eles percebem por si mesmo ter piorado a situação de cada um deles.
    ALUNA:LARA MAYSA GOMES DOS SANTOS
    SERIE:2 ANO F TARDE

    COLEGIO MODELO LUIZ EDUARDO MAGALHÃES

    ResponderExcluir
  82. Aluna: Cássia N. Santos
    Serie: 2° F

    O Príncipe fala sobre o nascimento da ciência política, sendo classificado tanto na área política quanto filosófica. A Historia, apesar de chocante para a época em que foi escrito , quando se valorizava muito os princípios religiosos , não apresenta muitas novidades, mas apenas um estudo do que já era prática comum entre quase todos os monarcas daquele tempo, ou seja, como obtinham e mantinham o poder. Não importa como se chegue ao poder, o importante é que se chegue de alguma maneira e se consiga ficar nele. O autor distribui seu pensamento ao longo do livro em dois fatores: como obter e como conservar o poder. Para obter o poder é necessário adaptar as atitudes às circunstâncias, ou seja, conseguir pacificamente quando possível, lutar quando não puder conseguir de maneira pacífica, aliar-se a outros quando não se tem capacidade de lutar sozinho, e quaisquer outras atitudes que visem êxito na busca pelo poder, ainda que se tenha que desprezar a ética e outros valores. Já para manter o poder, são apresentadas precauções que O Príncipe deve tomar, entre elas a principal é se fazer amado e temido. Sendo difícil, ou quase impossível, tornar-se os dois ao mesmo tempo, aquele detem o poder, se quiser conservá-lo, deve optar por fazer-se primeiro temido.

    ResponderExcluir
  83. Que todos os governos possuiam e possuem autoridade sobre todos os homens, os hereditarios sao os principais, quando seu sangue senhorial e nobre ha um longo tempo.
    Eles nao cogitaram as republicas porque foram tratadas em varias oportunidades.
    Voltaram sua atencao somente para a dignidade dos principados "OS PRINCIPES".
    Eles iriam bosquejar "ESBORÇAR" os principios discritos e ouve discursao para saber como deveriam se governados e mantidos.
    Entendi tambem que para a preservacao dos estados hereditarios sao afeiçoados a linhagem de seu principe, que as dificuldades sao bem menoras que nos novos.
    Principes naturais tem menos razoes e menos necessidades de ofender.
    Eles possuem grandes dificuldades, como por exemplo o rei Luis, conduzido pela ambicao dos venezianos que, por tal meio, quiseram o estado de lombardina.
    Os venezianos puderam considerar entao a temeridade da resolucao que havia adotado, pois que para conquistar dos tratos de terra na lombardina, fizeram o rei torna-se senhor de dois terços da Italia, eliminando tambem os mais fracos, dai foi aumentando muito seus prestigios de um poderoso rei.



    COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
    ALUNO: EDIVALDO BRITO DA SILVA FILHO
    SERIE: 2° TURMA: F

    ResponderExcluir
  84. Os principados ou repúblicas são estados,governos que tiveram e tem poder sobre os homens.Os principados são hereditários,ou novos.Para se entender melhor como funciona,é necessário diferenciar o hereditário do novo.Os pricipados são hereditários quando pelo sangue seu senhor tenha sido desde longo tempo príncipe,ou seja,o principado foi atribuido por meio familiar.Já os principados novos podem ser totalmente novos,ou são como membros acrescidos ao Estado hereditário do principe que os conquista.
    Maquiavel explica detalhadamente no seu livro "O PRÍNCIPE" tudo o que foi e será citado.
    Em termos de governar e manter o principado,nos Estados hereditários,são menores as dificuldades em mantê-los do que nos novos.Deve-se saber governar de acordo com as circunstâncias,se o príncipe tiver tal capacidade,sempre se manterá no poder.A menos que uma força venha privá-lo.
    O principe natural tem menos razão de ofender,conclui-se então que deva ser mais amado;os principados novos têm dificuldades.
    Quando surge um novo principado espera-se melhoras,porém depois percebe-se que piorou.
    No principado novo deve ter presente duas coisas:a primeira,que a linhagem do antigo principe seja extinta;a outra,aquela de não alterar suas leis nem seus impostos.
    Maquiavel compara o Estado com a tuberculose.Que em seu início,é de fácil cura,e de difícil diagnóstico,mas com o decorrer do tempo,se,ela não conhecida e nem tratada torna-se de fácil diagnóstico,porém de difícil cura.
    Portanto assim também és com o Estado,conhecendo de antemão,o que não é dado senão a um homem prudente,os males que o atingem,a cura é rápida.Mas,quando,por não tê-los conhecido,crescem de tal modo que se tornam conhecidos de todos e não há mais remédio.
    Levando em conta o que foi afirmado,conclue-se que com um principado hereditário,é de fácil resolução dos problemas,por já conhecer o histórico de seu governo,porém com o principado novo,é de difícil resolução,por se tratar que o assunto é desconhecido no ínicio.
    Conclue-se que com tudo que foi exposto que,é preciso experiência,ou pelo menos pensamento experiente,e sensato para que se possa seguir adiante no pricipado,porque sempre,mesmo que alguém seja fortíssimo em exércitos,tem este a necessidade do apoio dos habitantes de uma província para nela entrar.

    ALUNA:ANDREZA LAUANA DA SILVA ALVES
    2ºF VESPERTINO
    COLÉGIO MODELO LUIZ EDUARDO MAGALHÃES.

    ResponderExcluir
  85. Ola professor Carlos Henrique, estou aqui para mostrar meu comentario.
    O visir, os sacerdotea e os escribas tinham os cargos mais importantes do Egito Antigo.
    Os escribas se destacavam porque sabiam ler e escrever.Eles registravam os impostos arrecadado, faziam o censo da população, dos animais e das colheitas.
    As casas dos poderosos, no campo ou na cidade, eram espaçosas, rodeadasde jardins e cercadas por muros altos.Eram constuidasde adobe, um tipo de tijolo preparado com argila crua secada pelo sol.No interior havia saloes para festas ou reuniões,varandas,quartos e banheiros com lavatorios.
    Devido ao calr, s Egipcios usavam roupas bem leves. As pessoasricas usavam roupas de linho muito fino e se enfeitavam com joias de ouro e pedras preciosas.Tanto os homens como as mulheres usavam peruca,maquuiavam-se o rosto e perfumavam o corpo.As perucas eram feitas com uma mistura de cabelos e fibras vegetais

    Aluno:Ian Brenno Barbosa Batata
    Serie:5
    turma:c
    Escola:Aplicaçao

    ResponderExcluir
  86. PROFESSOR CARLOS HENRIQUE,estou aqui para fazer o meu comentario;
    Osíris foi rei dos egípcios.Seti,era seu irmão,o qual tinha inveja dele. Seti, convidou Osíris para um grande banquete com seus amigos.
    Ele tinha conseguido as medidas do corpo de Osíris e encomendou um cofre que coubesse Osíris. E levou para o banquete. E la quando chegou todos que estavam na festa experimentaram o grande cofre, mas ninguen coube .A vez agora era do Osíris ele entrou no grande cofre que coube ele.Seti fechou o cofre no exato momento que o Osíris deitou. Seti mandou seus homens jogar o cofre na correnteza.
    Ísis[esposa de Osíris] triste saiu á procura do cofre.Então ela achou o cofre no mar Líbano,ela guardou o cofre e embarcou para o Egito.
    Um dia Seti encontrou o cofre e o retalhou e espalhou por todo o Egito.
    quando Ísis descobriu com a ajuda da sua irmã Néftis,saiu juntando pedaços por pedaços.Reconstituindo fizeran a primeira mumia.
    Ela concebeu um filho dele.Nasceu Hórus e govenou o reino dos morto.

    ALUNA:RAYRA CRISPINA BRANDÃO BARBOSA

    SERIÉ:5ªC

    ESCOLA:DE APLICAÃO

    ResponderExcluir
  87. Aluno:aries
    Serie:5 C
    Escola: aplicação

    Historia Do Egito

    A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).

    Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.

    A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.


    Hieróglifos: a escrita egípcia
    A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.


    A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).

    A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida. Cada cidade possuía deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.

    Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento. O coração era pesado pelo deus da morte, que mandava para uma vida na escuridão aqueles cujo órgão estava pesado (que tiveram uma vida de atitudes ruins) e para uma outra vida boa aqueles de coração leve. Muitos animais também eram considerados sagrados pelos egípcios, de acordo com as características que apresentavam : chacal (esperteza noturna), gato (agilidade), carneiro (reprodução), jacaré (agilidade nos rios e pântanos), serpente (poder de ataque), águia (capacidade de voar), escaravelho (ligado a ressurreição).

    A civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciências. Desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usados na construção de pirâmides e templos. Na medicina, os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.

    No campo da arquitetura podemos destacar a construção de templos, palácios e pirâmides. Estas construções eram financiadas e administradas pelo governo dos faraós. Grande parte delas eram erguidas com grandes blocos de pedra, utilizando mão-de-obra escrava. As pirâmides e a esfinge de Gizé são as construções mais conhecidas do Egito Antigo.

    ResponderExcluir
  88. Aluno: Wellington
    Escola: Escola de Aplicação
    Serie: 5° “C” n°38

    HABITAÇÃO
    As casas dos mais pobres eram simples e pequenas. Geralmente eram feitas de barro ou pedras. Com apenas um cômodo, quase não possuíam móveis. Os camponeses dormiam em esteiras ou palhas jogadas no chão. Os utensílios domésticos eram pequenos copos, potes e vasos de cerâmica.
    As casas dos mais ricos eram grandes e espaçosas, compostas por vários cômodos. Feitas de tijolos de barro, possuíam em seu interior vários utensílios e móveis (cadeiras, camas, mesas, bancos). Eram decoradas por dentro e recebiam pintura interna e externa. Os faraós habitavam em palácios onde o luxo e o conforto eram as marcas principais.
    O RIO NILO
    O rio Nilo nasce no lago Vitória, no centro da áfrica, e deságua no mar mediterrâneo. No verão, as chuvas inundam as vizinhanças.

    O EGITO É UM OÁSIS
    O Egito antigo ocupava uma faixa de terra muito extensa, banhada pelas águas do Rio Nilo.Esse território se localizava no deserto do Saara,no nordeste da áfrica.

    O TRABALHO HUMANO
    Nos palácios e templos, havia diferentes profissionais especializados como: padeiro, arranjadores de flores, fundidores, desenhistas, etc. todos trabalhavam para o rei ou para os templos.
    Além disso, assim como na mesopotâmia, foi o trabalho humano, organizando por um poder centralizado.

    A ESCRITA NO EGITO
    A primeira forma de escrita no Egito foi HIERÓGLIFO. Os sinais de escritas representavam ideias e sons.
    A escrita HIERÁTICA era uma escrita hieroglífica simplificada, usada para escrever textos com um pincel em madeira.
    A escrita DEMÓTICA, ou popular apareceu por volta do ano 700 a.C.

    ESCRAVOS
    Os escravos pertenciam a um senhor.eles podiam pertencer aos Faraós e também aos sacerdotes.em geral os escravos eram pegos nas guerras.Eles trabalhavam em construções de pirâmides, trabalhavam nas minas de cobre.

    SOLDADOS
    Os soldados serviam aos faraós eles lutavam nas guerras de conquistas, muito comuns no mundo antigo. No Egito a maior parte de soldados era formada de mercenários.

    A RELIGIÃO
    Os Egípcios pensavam que tudo que acontecia na sua vida era os deuses que tinham vontade de fazer.Os egípcios eram politeístas.O deus principal era Rá, o deus do sol, também chamavam ele de Amon e Aton.A crença mo além foi,sem duvida ,favorecida e influenciada pelas condições geográficas do Egito.

    ResponderExcluir
  89. ESCOLA:de aplicação Vande de souza ferreira
    ALUNA:Adila Caylane
    SÉRIE:5ªc
    DISCIPLINA:História
    professor: Carlos Henrique

    Meu comentário sobre o
    Egito Antigo

    A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).
    Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.
    A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida. A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.
    A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).
    A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida. Cada cidade possuía deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.
    Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento. O coração era pesado pelo deus da morte, que mandava para uma vida na escuridão aqueles cujo órgão estava pesado (que tiveram uma vida de atitudes ruins) e para uma outra vida boa aqueles de coração leve. Muitos animais também eram considerados sagrados pelos egípcios, de acordo com as características que apresentavam : chacal (esperteza noturna), gato (agilidade), carneiro (reprodução), jacaré (agilidade nos rios e pântanos), serpente (poder de ataque), águia (capacidade de voar), escaravelho (ligado a ressurreição). A civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciências. Desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usados na construção de pirâmides e templos. Na medicina, os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.

    ResponderExcluir
  90. Escola De Aplicaçao Vande De Souza
    Aluno:Lucas Mendoça Sa Gomes
    Serie:5ªE

    o egito: antigo ocupava uma faixa de terra muito extensa banhada de norte a sul pelo rio nilo que esta localizado no derserto do saara no nordeste da africa.Parte sul do egito era chamado de alto egito e a parte norte era conhecida como baixo egito.

    Religiao:Para os egipcios tudo o que acontecia na sua vida devia depende da vontade dos deuses por exemplos:as cheias do rio nilo uma batalha um periodo longo de seca e etc.Os egipicios tabem adoravam elemento da natureza como o sol,o rio nilo eo farao considerado o filho de rá.

    Economia:a economia foi fortificada nas primeiras anos de dinastias (305 a.C e 221 a.C) as primeiros Ptolomeus estruturaram economicamente o egito implatando o sistema comecial do mundo mediterranio o qual permitio que a economia foi voltada para o comecio externo de mercadorias tabem e todo baseado na agricultura com o material de produçao areatico o farao e o dono de todas as terras de pais organizado todo trabalho agricola tabem adminitrado as contruçoes ,pedreiras e minas.

    ResponderExcluir
  91. o egito: antigo ocupava uma faixa de terra muito extensa banhada de norte a sul pelo rio nilo que esta localizado no derserto do saara no nordeste da africa.Parte sul do egito era chamado de alto egito e a parte norte era conhecida como baixo egito.

    Religiao:Para os egipcios tudo o que acontecia
    na sua vida devia depende da vontade dos deuses por exemplos:as cheias do rio nilo uma batalha um periodo longo de seca e etc.Os egipicios tabem adoravam elemento da natureza como o sol,o rio nilo eo farao considerado o filho de rá.

    Economia:a economia foi fortificada nas primeiras anos de dinastias (305 a.C e 221 a.C) as primeiros Ptolomeus estruturaram economicamente o egito implatando o sistema comecial do mundo mediterranio o qual permitio que a economia foi voltada para o comecio externo de mercadorias tabem e todo baseado na agricultura com o material de produçao areatico o farao e o dono de todas as terras de pais organizado todo trabalho agricola tabem adminitrado as contruçoes ,pedreiras e minas.

    ESCOLA DE APLICAÇÃO
    DATA:14/04/10
    ALUNO(a)Estefane teotonio da silva
    SERIÉ:5ª"E" Nº:06
    PROFESSOR(a):Carlos henrique

    ResponderExcluir
  92. Escola:de aplicação vander sousa
    Aluno:Sherdson Emanoel da s.xavier
    Série:5E
    pro:Carlos Henrique.


    ORIGEM
    Esta civilização teve início por volta de 4.000 a.C., e desenvolveu-se no nordeste da África. Quando falamos em África, já vem a mente um lugar quente e muito quente, mesmo assim a região onde a civilização egípcia se instalou apresentava fatores naturais para a sobrevivência do homem.
    cutur:


    A Cultura do Egipto envolve muitas nuances, de acordo com cada período histórico do país.
    entam não a cutura serta.

    Economia

    A economia é toda baseada na agricultura, com o método de produção asiático. O faraó é o dono de todas as terras do país, organizando todo trabalho agrícola. Também administrava as construções, pedreiras, e minas. No Egito predominava o regime de servidão coletiva, onde todos eram obrigados a trabalhar para sustentar o faraó, ou pagavam tributos na forma de bens para o estado. As principais atividades econômicas exercidas no Egito eram a agricultura, criação de animais, comércio externo e forjamento de metais. Agricultura Na agricultura destacaram-se no cultivo do trigo, cevada, linho e papiro. Com o trigo os egípcios faziam pão, com a cevada, faziam cerveja, bebida muito apreciada pelos camponeses, com o linho fabricavam tecidos para confecção de roupas, e finalmente o papiro, natural do delta do Nilo, servia para fabricar cordas, sandálias, barcos e principalmente papel (papiro), muito usado até a Idade Média.

    ResponderExcluir
  93. ESCOLA DE APLICAÇÃO
    ALUNA:NATHYARA FERREIRA
    SERIE: 5ªE
    O EGITO É UM PAIS LOCALIZADO NO NORDESTE DA AFRICA, UM DOS SEUS PRINCIPAIS RIOS É O RIO NILO QUE NÃO SO ABASTECE O PAIS MAS TAMBEM FORNECE HUMO QUANDO AS ÁGUAS BAIXAM.
    A RELIGIÃO EGIPCIA É POLITEÍSTA IGUALMENTE A MESOPOTAMIA MUDA APENAS OS DEUSES. OS DEUSES EGIPCIOS SÃO: RÃ DEUS DO SOL TAMBEM CHAMADO DE AMON E ATOM; ISIS; OSIRIS E HÓROS. OS MESOPOTAMIOS SÃO: AN, DEUS DO CEU; ENLIL, DEUS DO AR; ENKI, DEUS DA ÁGUA E NINHURSAG, DEUSA MÃE DA TERRA. NO EGITO O FARAÓ E CONSIDERADO O FILHO DE RÃ DEUS DO SOL.
    JÁ A PLITICA É BASTANTE DIFERENTE POIS NO EGITO ANTIGO EXISTIA O FARAÓ QUE APLICAVA AS LEIS DE TODO O PAIS, NA MESOPOTAMIA PARA CADA LUGAR TINHA UM COMANDANTE.
    O EGITO FOI DIVIDIDO EM TRÊ PERIODOS:
    *ANTIGO EGITO QUE DUROU DE C.2628-2128aC.- NESSE PERIODO FORAM CONSTRUIDAS AS GRANDES PIRAMIDES DE GISÉ.
    *MÉDIO IMPERIO QUE DUROU DE C.2040-1782 aC.- NESSE PERIODO OS FARAÓS CONQISTARAM TERRAS DA NÚBIA AO SUL DO PAIS.
    *NOVO IMPERIO QUE DUROU DE C.1570-1069 aC.- OS FARAÓS MAIS CONHECIDOS FORAM DESSA FASE , COM: TUTMOSIS TERCEIRO E RAMSÉS SEGUNDO, QUE ESTENDERAM O IMPERIO EGPÍCIO À PALESTINA E SÍRIA. DURANTE ESSE LONGO PERIODO O EGITO FOI GOVERNADO POR FAMILIAS DE FARAÓS QUE SE SUCEDERAM NO PODER.
    DEVIDO AO CALOR OS EGÍPCIOS USAVAM ROUPAS MUITO FINAS E OS RICOS USAVAM ROUPAS DE LINHO E COMO ENFEITE USAVAM JÓIAS DE PEDRAS PRECIOSAS E DE OURO.

    ResponderExcluir
  94. sistema feudal
    eu entendi que por influencia do pensamento da idade media,a ciencias nao teve grande destaque durante o inperio,no entetanto,apartirdi do seculo XII,com expansaodas cidades e do comercio desenvolvimentoum novo espirito,que expresavao interese pelo mundo terreno eacuriosidade em conhecer o universo.ja as paredes eram descoroadas com pinturas,desenvolvidas nos manuscrstos,consistia.asbordas das paginas,essa arte ficou conhecida com iluminaria,as paredes tanben eram decoradas com pituras que representevam a vida de cristo e dos santos. oaparecimento das linguas modernas ;portugues,frances,alemao,italiano,espahol,ingles,etc.
    foi fundamental para odesenvolvimento da leitura na baixa idade media.
    a planta das igregas romanicastem formato da cruz,elas eram construidads voltadsa para leste,em construidas voltados parajerusalem na palestina,no fundo da igreja ficava o altar principal.
    o crecimento populacional trouxe a nesecidade de se obter mais espaco tanto para plantar como para acodar pessoas.desde modo houve uma intensa cirrida por mais terras,levando ao desmatamento de florestas .

    Aluna: Mariana Amaral Rodriguês.
    Escola de Apilcação V. S. Ferreira
    Série:6 "E" Data:16/04/2010

    ResponderExcluir
  95. a influencia politica religiosa do catolicismo nos reinos barbaros e sua expançaõ

    eu aprendi que um dos reinos que mas se destacaram foi o reino franco por causa de sua religiosidade.o primeiro rei foi clovis e como ele era religioso varias pessoas foram como obrigadas a se converte.a politica religiosa era muito importante pois de uns tempos não se era mais possivel persseber quando terminava o comando de um rei para a de um papa.pois eles passaram a fazer acordos,o rei perdia ao papa apoio na politica que o papa assumice que todo o poder vinnha do rei e o rei tinha que ter como unica e oficial religiosidade o catolicismo e fazer de vez enquando uma oferenda tipo como se fosse um sacrificio.
    um dos reis que ajudou a fortifica a igreja e esfraquecer o reino foi piedoso pois ja que ele era muito religioso pois se muitas vezes a intererencia da igreja no comando do reinado.
    hoje em dia a igreja catolica esta presente em quase todo o territoria internassional.
    o cresimento populacional da igreja trosse a nessecidade de se obter mais espasso tanto pra a planta como para a acorda pessoas desse modo houve uma intensa sirrida por mais terras elevando ao desmatamento de floresta.mais porque a igreja se pois no ocidente da roma,foipor causa de uma grande doaçao de terras que foi feito pelo um rei e sem contar que varios senhores passaram a fazer pequenas doaçãoes de terras.

    luzia torres da silva
    6e
    escola de aplicação

    ResponderExcluir
  96. (OBS:o trabalho é de juliana´só que ela fez em minha casa por isso esta no meu nome
    robert.)

    Recuperação de História

    Aliança entre Papa e Reis


    No período da Idade Média.
    A igreja católica se tornou principal força política, cultural e religiosa da Europa Feudal, por causa dos vários acordos que fez com os povos germânicos.
    O principio desses acordos era simplicíssimo: Os reis bárbaros recebiam os apoios políticos e espiritual da igreja católica em troca de reconhecimento moral e político adotavam a religião católica como única e original dentre os bárbaros. Estes acordos aconteciam da seguinte forma: O rei bárbaro e os seus súditos se convertiam ao cristianismo e só faziam aumentar à base de apoio a igreja. E tinha maior: a igreja era a única instituição que possuía pessoas apteis que administravam as propriedades feudais, porque a maior parte das pessoas na época pertencia a igreja. Isso contribuiu bastante porque a igreja recebesse incontáveis terras doadas herança ou pagar muito pelos serviços prestados.
    Foi por isso que ela se transformou na maior parte das terras da Europa.
    A 1ª(primeira) aliança da igreja com um rei carolíngio aconteceu através da Península itálica ao Papa Estevão II.Em contra partido o Papa tinha de reconhecer Pepino como o verdadeiro herdeiro do trono.
    A aliança continuou com Carlos Magno, ele assumiu o trono alguns anos depois ele foi coroada pelo Papa Lacaio II em Roma.
    O Papa simbolizou assim o poder que tinha de “DEUS” reafirmando de maneira tal a autoridade da igreja católica de reis e homens.

    A primeira aliança da igreja católica já havia um carolíngio ocorreu por meu de uma troca: Pepino, o breve, entregaria as terras de Península Itálica , que foi conquistada pelos lombardos que eram povos germânicos que invadiram a Península Itálica no finalzinho do século VI ou 6 ( seis )ao papa Estevão II.
    Em contrapartida reconheceria Pepino como rei e a seus descendentes como legítimo herdeiro do trono franco.

    Para tornar mais eficiente o governo do reino, Carlos Magno dividiu o território e entregou sua administração a funcionários de confiança.
    Surgiram assim as marcas, territórios localizados na fronteira do império, controlados pelos marqueses, os ducados, próximos às fronteiras, governadas pelos duques, e os condados, as outras terras, pelos condes.
    Mais tarde, esses funcionários formaram a base da nobreza européia.
    Para evitar as agitações e tradições que marcaram a dinastia merovingia, os carolíngios, principalmente Carlos Magno, estimularam o costume germânico das relações de fidelidade e honra entre senhor e súditos,criando a instituição da vassalagem.
    Com suas conquistas, Carlos Magno visava também obter terras para doar aos seus comandantes e assim garantir a fidelidade deles.Com isso, o poder real acabou enfraquecido, pois entre o rei e os súditos surgiram muito intermediários ,os senhores de terras, com muiticissicimo poderes em suas propriedades.

    Escola de Aplicãção
    Aluna:Juliana Solza
    Serie: 6ª Turma:"E"

    ResponderExcluir
  97. eu entendi que a igreja catolica, durante a idade media tornou-se a principal força politica, cultural e religiosa, graças aos varios acordos de cooperaçao que celebrou com os povos germanicos.
    A base desses acordos era simples:os barbaros recebiam apoio politico e espirirtual da igreja, que legitivamente o poder dos reis, em troca os reis reconhecia a autoridade moral e politica da igrja catolica, pagavam-lhe e adotavam o catolicismpo como religiao oficial e unica.Os acordos eram clebrados com a convensao do rei barbaro e de seus dependentes ao cristianismo, aumentando ainda mais a base de apoio da igreja.
    Além disso a igreja era a unica instituiçao que possuia pessoas verdadeiras para adiministrar as sociedades feudais.
    Esse fato contribuiu muito para que a igreja recebesse inumeras terras em doaçao.Com isso ela se transformou na maior proprietario de terras de toda a Europa.
    A primeira aliança da igreja com um rei carolingio ocorreu por meio de uma troca de favores:Pepinoentregava as terras da Peninsukla Italica no final do seculoIV ao papa EstevaoII.Em contrapartida, o papa reconheceria Pepino como rei e o seus descendentes com legitimos herdeiros do trono franco.
    E alguns anos mais tardes a aliança manteve com Carlos Magno, e recebeu a coroa imperial da mao do papa LeâoIII, o gesto que o papa teve simboliozava que o poder vinha de Deus.
    E em quarenta anos de reinado conquistou a maior parte de Europa Central.
    Para torna mais eficiente o governo do reino, Carlos Magno dividiu o territorio e entregou sua administraçao a funcionarios de confiança.
    Surgiram assim as marcas, territorios localizados na fronteira do imperio, controlados pelos marqueses; os ducados, proximo as fronteiras, governados pelos duques; e os condados, os demais territorios, dirigido pelos condes.Mais tarde, esses funcionarios formaram a base da nobreza européia.
    Com a morte de Carlos Magno, no inicio do seculoIX, o trono foi ocupado por Luis o seu filho, o Piedoso. Movido por uma profunda religiosidade, Luis permitiu uma grande interferencia da igrja nos assuntos do imperio, a ponto de os bispos tomarem partido na luta pelo poder entre os herdeiros do reino.

    Escola de aplicaçao
    Bruna Raquel E. Magalhaes
    6"E"

    ResponderExcluir
  98. Quau foi os dois fatores q comtribuiram para o esvaziamento do Império Romano?

    ResponderExcluir
  99. Você é o melhor professor de história que eu já tive!
    Obrigado por tudo que você me ensinou!!
    Vou esquecer não viu!!

    Ass: Evelyn
    5ª E
    Escola de Aplicação.

    ResponderExcluir
  100. China

    a civilizaçao chinesa nasceu no vale do rio hoang-ho no nordeste do terretorio que hoje se corresponde a china nas aldeias de longshan praticava-se a agricultura criavam-se porcos,bois,ovelha,e galinhas alem disso os chineses da regiao produgiam artefatos de cobre fundido.tambem se cultivavam cevada,arroz,trigo,melao,abobora,pepino,cebola,e alho e outros produtos no periodo chou houve algumas inovaçoes tecnicas ha indicios do uso de bovinos para arar a terra e da pratica da rotaçao de culturas o que permitio o aumento da produçao agricola. as atividades comerciais se desenvolveram na china durante a epoca chang os primeiros objetos usados foram moeda foram tipos de conchas mais depois substituiram por moeda de osso.

    India

    os rios foram tabem nessesarios para o fundamneto da ciilizaçao indianaa a populaçao dessas cidades como harapa e mohenjo - daro elas se localizavam no vale do rio indo onde hoje esta o paquistao por quase sete seculos a cidade de harapa foi a maior e mais poderoso centro economico e politico do vale do rio indo.
    a agricultura constituida a base economica da civilizaçao harapense os camponeses cultivavam trigo cevada ervilha mealao damasco gergelim e outro tipos de produtos os habitantes foram os primeiros cultivadores do algodao cujas era usado pra produzir tercido.os harapenses adoravam a deusa mae representada com seios grandes quadris largos e cabelos cuidadosamente penteados instrumentos e armas:martelos,facas,machados,brocas,espadas,e flechas utensilios demoesticos: panelas travessas jarras potoes joias:braceletes pentes e agulhas de ouro.

    Aluno:Lucas Mendoça Sá Gomes

    Serie:5 E

    numero:21

    ResponderExcluir
  101. china : por volta de 5000 A.C surgiu o rio amerelo ,formando a china.
    os chinese se dedicavam muito a sua agricultura ele cultivávam : trigo melão abóbora e etc..
    A formação do império chines foi por volta de VIII A.C.


    INDIA :

    Os indianos cultivavam em sua agricultura : trigo , ceváda,ervilha , damasco ,gergelim e etc...
    Os indianos acreditavam muito em sua religião.
    Por volta de 2500 A.C na época que os EUROPEUS ainda viviam na india em pequenas aldeias.
    la existiam pequenas cidades como HARÁPA e mahenjo-daro , essas cidades se localizavam no vale do rio indoe que nos dias de hoje é o PAQUISTÇAO.
    Os indianos gostavma muito de fazer artezanado eles faziam : instrumentos, armas, utencilios dométicos e joias.



    aluno : lucas silva de siqueira barbosa

    série : 5ªE

    numero : 22

    ResponderExcluir
  102. Amartya sem, indiano,Nobel de economia, fala sobre os laços
    Milenares entre as culturas dos paises que mais crescem na Ásia

    A revista The New York review of books publicou o artigo “passage to china” (passagem para a china), assinado por Amartya sem, em 2 de dezembro de 2004. Indiano, economista e prêmio Nobel de economia em 1998, o autor afirma que os “vínculos intelectuais” entre china e Índia, iniciados há dois mil anos, afetaram profundamente a história de ambos os paises, embora dificilmente sejam lembrados nos dias atuais.O pouco que se fala a respeito desses vínculos, revela, em geral vem de escritores particularmente interessados na história do budismo,que começou a se expandir da Índia para a china no século1.Apesar de o budismo ter se tornado ‘uma força poderosa’ neste país,até ser substituindo pelo confucionismo e o taoísmo cerca de mil anos mais tarde,Sem adverte que as ligações sino-indianas no primeiro milênio não se limitaram á religião. E acrescenta: “Um entendimento mais amplo dessas relações é muito necessário, não apenas para apreciamos de maneira mais completa a história de um terço da população do mundo, mas também por que as conexões entre os dois paises são importantes hoje para questões políticas e sociais.”

    O artigo salienta a importância do budismo para o movimento de pessoas e idéias entre China e índia, mas lembra que sua influência atingiu também os campos da ciência, matemática, literatura, lingüística, arquitetura, medicina e música. Até o século Xl,sábios e monges indianos saíram da Índia em direção á China, e lá traduziram milhares de documentos originalmente escritos em sânscritos, a maioria deles ligada ao budismo. Produtos de origem chinesa faziam o caminho inverso e entravam na índia.






    Escola; aplicação vande souza ferreira
    Aluno: wanderson aparecido de castro
    Professor; Carlos Henrique
    Disciplina; Historia
    Serie; 5 ‘C’

    ResponderExcluir
  103. Arábia,Africa,China.
    Relatoriode Recuperração

    Apesar do crescimento devido à exportação do petróleo, a instabilidade política da região e o ainda incipiente desenvolvimento das áreas econômicas não relacionadas com a exploração de hidrocarbonetos fazem perigar o futuro da região quando as reservas comecem a esgotar-se.

    Apesar dos avanços produto do petróleo, hoje em dia os beduínos continuam levando sua vida errante, embora em muitos casos tenham substituído os camelos por veículos com motor e muitos membros que vêem perigar o futuro desta forma de vida emigraram às cidades

    Africa
    a africa antigamente tinha grandes reinos o comércio era o principal lucro as nimas de ouro,loças,cobre,espadase etc. agricultura o cultivo de alimentos como milho,cereais e outros.Só que atualmente a A África é, sem dúvida, o continente que apresenta os piores indicadores sociais do mundo. O continente africano abriga, atualmente, cerca de 930 milhões de habitantes. Desse total, grande parte se concentra na Nigéria, Egito, Etiópia, República Democrática do Congo e África do Sul, que são países mais populosos.

    As regiões que apresentam maiores densidades demográficas são aquelas que possuem solos férteis, como o vale fluvial e o delta dos rios Nilo e Níger, além da costa litorânea, lugar com boa incidência de chuvas.

    As regiões da África que apresentam baixa densidade demográfica compreendem as áreas desérticas, como o deserto do Saara (África Islâmica), deserto da Namíbia e do Calaari e nas florestas do Congo (África Subsaa).

    Atualmente a China é um dos países que mais cresce no mundo, no contexto econômico, industrial, financeiro, está prestes a se tornar uma potência mundial.

    Para a compreensão das características do território e dos aspectos políticos, é importante realizar uma análise dos dados humanos e naturais.

    A China é denominada de República Popular da China, seu território se encontra localizado ao leste do continente asiático, a área do país corresponde a 9.536,499 km2, seu espaço é um dos maiores do planeta, com dimensão continental.

    Um destaque em relação aos outros países está no contingente de pessoas que habitam a China, atualmente a população chinesa é a maior do mundo, são aproximadamente 1,4 bilhões de pessoas, alguns analistas estimam que esse número seja ainda superior, isso devido a muitos pais que não fazem os registros do segundo filho temendo repressões por parte do Estado que estabeleceu uma política de controle de natalidade, dessa forma esse número pode saltar para cerca de 1,7 bilhões de pessoas.

    O imenso território chinês é composto por planaltos que vão de oeste a leste, a sudoeste está situada a maior cadeia de montanhas do mundo, o Himalaia. No centro e a oeste se apresenta o planalto do Tibet, ao norte está localizado o deserto de Gobi e o planalto da Mongólia, ao nordeste fica a planície da Manchúria e por fim no sul a planície da China.
    Na paisagem é possível visualizar formas distintas de relevos, vegetações, climas e minérios, tudo isso é proveniente da dimensão continental do território que abrange diferentes formações rochosas, solos que influenciam diretamente na composição das paisagens.





    Escola de Aplicação vande de Souza Ferreira
    Aluno:Davyd D'lucas lira Brito
    professor:Carlos Henrique
    Serie:6"E"
    disciplina:Historia

    ResponderExcluir